quinta-feira, 9 de junho de 2016

ESCOLHIDO O NOVO SECRETÁRIO NACIONAL DE PROMOÇÃO DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA





 
       Marco Antonio Pellegrini foi Secretário Adjunto de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência de São Paulo, de 2010 a 2014. Antes disso, atuou junto a mesma Secretaria, desde sua criação, em 2008, como Coordenador de Acessibilidade. Ele é o novo Secretário Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, com nomeação pelo atual Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, que o escolheu por sua militância na área há mais de duas décadas.
 
        Marco Pellegrini, 52 anos, metroviário licenciado, é tetraplégico desde 1991. Aos 27 anos levou um tiro quando foi assaltado, ao chegar em casa. Marco se lembra que, na época, tinha um filho por nascer e outro prestes a completar um ano. Ao descobrir-se tetraplégico colocou nos filhos a motivação de manter sonhos e a seguir em frente.

         Desde 1987, é funcionário da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô. Atuando na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo criou as cadeiras de rodas anfíbias do Programa Praia Acessível, e também liderou a acessibilização de conteúdo da Biblioteca São Paulo, além de coordenar a Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania.

        Foi ativista intenso, representando a Secretaria Estadual junto a Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, na 1ª e 2ª Conferência dos Estados Parte para implementação da Convenção dos Direitos das Pessoa com Deficiência. Sua atuação foi decisiva no processo de ratificação da Convenção, pelo Congresso Nacional, como emenda constitucional.

FONTE:
http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário