quarta-feira, 15 de junho de 2016

RON KOVIC, O CADEIRANTE ATIVISTA


 
 
    Ronald Lawrence Kovic (4 de Julho de 1946), é um escritor e ativista político estadunidense, que ficou paraplégico após servir na Guerra do Vietnã. Ron é o autor do livro de memórias "Nascido em 4 de Julho", que conta sua história, de como ficou paraplégico após ser ferido em combate e como ele sofreu muito com tudo isso. O livro foi adaptado para o cinema, tendo também o título "Nascido em 4 de Julho". O filme foi dirigido por Oliver Stone, estrelando Tom Cruise como Ron Kovic.
 
 
 
     Inspirado pelo discurso do presidente John F. Kennedy "Não pergunte o que seu país pode fazer por você, pergunte o que você pode fazer por seu país", ele se juntou a Marinha dos Estados Unidos após o ensino médio em setembro de 1964 e foi designado para o Corpo de Fuzileiros Navais na Carolina do Sul, durante doze semanas de treinamento intensivo como recruta. Ferido numa batalha em 20 de janeiro de 1968 no Vietnã  enquanto liderava um ataque a uma aldeia ao norte do Rio Cua Viet na Zona Desmilitarizada, ele foi baleado, sofreu uma lesão medular que o deixou paraplégico.  
 
 
 
 
    Kovic se tornou um dos mais conhecidos ativistas pela paz entre os veteranos de guerra e foi preso por protesto político 12 vezes. Ele participou da sua primeira manifestação pela paz em maio de 1970, e deu seu primeiro discurso contra a guerra em Long Island, Nova York. Sua primeira prisão foi durante uma manifestação contra a guerra do Vietnã em um condado de Orange, Califórnia, na primavera de 1971.
 
     Kovic dizia que, através do envio de jovens para o Vietnã, eles eram inadvertidamente, "condenando-os à morte", ou serem feridos e mutilados em uma guerra que ele tinha vindo a acreditar que era "imoral e sem sentido. Em uma nova introdução de seu livro, Nascido em Quatro de Julho, escrito em março de 2005, Kovic declarou: "Eu queria que as pessoas entendessem. Eu queria compartilhar com eles abertamente e intimamente o que eu tinha sofrido. Eu queria que eles soubessem o que realmente significava estar em uma guerra, e ser baleado e ferido, saber o que é lutar pela vida em uma unidade de terapia intensiva. Eu queria que as pessoas soubessem mais sobre o estado dos hospitais em que eu passei, sobre por que eu tinha me tornado contra a guerra, por que eu tinha me tornado mais e mais comprometido com a paz e não com a violência. Eu tinha sido espancado pela polícia e preso doze vezes por protestar contra a guerra e eu passei muitas noites na cadeia em minha cadeira de rodas. Fui chamado de comunista e traidor, simplesmente por tentar dizer a verdade sobre o que havia acontecido naquela guerra, mas mesmo assim, eu sempre me recusei a ser intimidado." Ron Kovic liderou diversos protestos ao longo da década de 1970, onde criticava os precários Hospitais destinados aos veteranos e as injustiças que a guerra causava nas vidas de milhares de jovens.
 
    No início de 1989, ele presenteou Tom Cruise com sua medalha de Estrela de Bronze, no último dia de filmagens do filme Nascido em Quatro de Julho, explicando ao ator que ele estava lhe dando o presente pela sua atuação "corajosa dos verdadeiros horrores guerra ".
 
 
 
    Hoje, Kovic é reconhecido internacionalmente por sua bravura, por conseguir, ao longo dos anos, superar a dor de perdas irreversíveis que a guerra lhe causou. Ron Kovic ainda atua como ativista político em favor da paz mundial.

FONTE: WIKIPEDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário