sábado, 25 de junho de 2016

SÉRIE VAGA-LUME - CURIOSIDADES



    A série de livros juvenis Vaga-Lume foi lançada pela editora Ática em 1 973. Foram 90 títulos lançados desde o seu lançamento.

    Lançados de uma só vez, os primeiros títulos foram A Ilha Perdida, de Maria José Dupré; Cabra das Rocas, de Homero Homem; Coração de Onça, de Ofélia e Narbal Fontes; e Éramos Seis, de Maria José Dupré.

    Os autores (ou autoras) mais vendidos foram Maria José Dupré (A Ilha Perdida e Éramos Seis) e Lúcia Machado de Almeida (O Escaravelho do Diabo, O Caso da Borboleta Atíria e outros).

    O autor mais publicado pela série foi o paulista Edmundo Donato, mais conhecido como Marcos Rey, com 15 livros. Entre os seus livros estão O Rapto do Garoto de Ouro, Um Cadáver Ouve Rádio, O Mistério do Cinco Estrelas, Sozinha no Mundo e Dinheiro do Céu.

    O Feijão e o Sonho, romance de Orígenes Lessa, foi inicialmente publicado em 1 938. Foi adaptado pela Rede Globo nos anos 70 como um telenovela do horário das seis.

    O Escaravelho do Diabo, um dos maiores sucessos da série, foi de início lançado no formato folhetim pela extinta revista O Cruzeiro, em 1 956.

Nenhum comentário:

Postar um comentário