quarta-feira, 27 de julho de 2016

CINEMA E DEFICIÊNCIA - NASCIDO EM 4 DE JULHO

 
 
    Dirigido por Oliver Stone e  baseado no livro de Ron Kovic, "Nascido em 4 de julho" foi lançado em 1989. O filme conta a história de Ron Kovic, um soldado estadunidense, é ferido na guerra do Vietnã e fica paraplégico. Enquanto se encontra no hospital, ele começa a questionar a posição do seu país na guerra e se torna um ativista político, lutando contra a guerra e pelos direitos das pessoas com deficiências.

 
 
CURIOSIDADES
 
    O filme inteiro foi filmado em tons de vermelho, branco ou azul, dependendo do nível emocional (cenas de batalha são todas em tons avermelhados, sequências de sonho em branco, azul na tristeza, etc.).
 
    Incluindo as participações especiais de Oliver Stone, há pelo menos 11 outros atores creditados no filme que também apareceram no filme de guerra "Platoon", do mesmo diretor. As coincidências não param por aí. O ator Charlie Sheen foi considerado para viver o personagem principal. 
 
    A palavra "fuck" é usada 289 vezes durante o filme.
 
    Ron Kovic e Oliver Stone escreveram a maior parte do roteiro juntos em um café em Venice, Califórnia.
 
    Oliver Stone queria fazer o filme no Vietnã, mas as relações com aquele país e os EUA eram  geladas após a guerra, então o filme foi rodado nas Filipinas.
 
    O estúdio foi inicialmente contra sobre a escalação de Tom Cruise no papel principal pois ele não tinha interpretado um personagem tão fortemente dramático antes.
 
    A última cena do filme a ser rodada foi a luta de cadeira de rodas entre Tom Cruise e Willem Dafoe. O detalhe é que ela foi feita contra o tempo já que o sol estava se pondo.
 
    Para se adaptar às cenas de Ron paralisado, Tom Cruise ficou em uma cadeira de rodas fora do set o máximo possível.

FONTE: http://curiosidadescinematograficas.blogspot.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário