quarta-feira, 6 de julho de 2016

FIGURAS MITOLÓGICAS - ÍCARO



   Ícaro ficou famoso pela história de sua morte por motivo nada comum, ao cair no Egeu quando a cera que segurava suas asas artificiais derreteu.

   Ícaro era filho de Dédalo, um dos homens mais criativos e habilidosos de Atenas.


    Um dos maiores feitos de Dédalo foi o labirinto do palácio do rei Minos de Creta, para aprisionar o Minotauro.

    Por ter ajudado Ariadne, a filha de Minos a fugir com Teseu, Dédalo provocou a ira do rei que, como punição, ordenou que Dédalo e seu filho fossem jogados no labirinto.




    Dédalo sabia que sua prisão era intransponível, e que Minos controlava mar e terra, sendo impossível escapar por estes meios. "Minos controla a terra e o mar", teria dito Dédalo, "mas não as regiões do ar. Tentarei este meio".

    Dédalo projetou asas, juntando penas de aves de vários tamanhos, amarrando-as com fios e fixando-as com cera, para que não se descolassem. Foi moldando com as mãos e com ajuda de Ícaro, de forma que as asas se tornassem perfeitas como as das aves.

    Estando o trabalho pronto, o artista, agitando suas asas, se viu suspenso no ar, Dédalo equipou seu filho e o ensinou a voar.

    Então, antes do vôo final, advertiu Ícaro de que deveriam voar a uma altura média, nem tão próximo ao Sol, para que o calor não derretesse a cera que colava as penas, nem tão baixo, para que o mar não pudesse molhá-las.

     Dédalo levantou voo e foi seguido por Ícaro. Eles primeiramente se sentiram como deuses que haviam dominado o ar. Passaram por Samos, Delos e Lebinto.

    Ícaro deslumbrou-se com a imagem do sol, e sentido-se atraído, voou em sua direção, esquecendo-se das orientaçõesdo seu pai, inebriado pela sensação de liberdade.


   
     A cera de suas asas começou rapidamente a derreter e logo caiu no mar.

    Quando Dédalo notou que seu filho não o acompanhava mais, gritou: "Ícaro, Ícaro, onde você está?".

    Logo depois, viu as penas das asas de Ícaro flutuando no mar. Lamentando suas próprias habilidades, enterrou o corpo de Ícaro em uma ilha e chamou-a de Icaria em memória a seu filho.

    Depois chegou seguro à Sicília onde construiu um templo a Apolo, deixando suas asas como oferenda.
 


    


Nenhum comentário:

Postar um comentário