quarta-feira, 7 de setembro de 2016

CURIOSIDADES SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL




    O famoso grito “Independência ou Morte” ocorreu às 4h30 da tarde de um sábado.

    Na época em que proclamou a Independência, o príncipe-regente D. Pedro I era um jovem de apenas 23 anos.


    Esqueça aquela imagem de D. Pedro I proclamando a Independência montado num alazão. Ele viajava num burrico quando parou às margens do córrego Ipiranga em 7 de setembro de 1 822. Um detalhe: D. Pedro sofria de uma diarreia terrível naquela data.



    A pintura Independência ou Morte (imagem acima) é de autoria do pintor paraibano Pedro Américo. Ela foi finalizada em Florença, na Itália, 66 anos após a independência ser proclamada.

    O Brado do Ipiranga foi testemunhado por apenas oito pessoas. A guarda que acompanhava o príncipe-regente, por sua vez, não teria mais de 15 soldados.

    Uma das camadas sociais mais interessadas no processo de emancipação de Portugal foi a elite agrária. Ela utilizou o príncipe-regente como instrumento para alcançar seus objetivos. E para obter a lealdade dessa camada enquanto esteve no poder, D. Pedro distribuiu um número impressionante de títulos nobiliárquicos. O total de títulos concedidos em poucos anos ultrapassou o de Portugal em 700 anos.

    A emancipação não foi resultado do gesto heroico de um único homem – ou seja, o príncipe D. Pedro I. Ela ocorreu em decorrência de uma sucessão de eventos sociais, políticos e econômicos. É também resultado da ação de uma camada intelectual ligada à elite agrária.



    Somente em 1 972, durante as comemorações dos 150 anos da Independência, os restos mortais de Dom Pedro I, que tinham sido sepultados em Portugal, foram definitivamente trasladados pra o Brasil. Hoje, repousam no Monumento do Ipiranga, em São Paulo.

    As margens plácidas do córrego Ipiranga estão atualmente entre as mais poluídas da cidade de São Paulo (assim como as margens dos rios Tamanduateí e Tietê). Uma curiosidade: o Ipiranga nasce cristalino a poucos quilômetros do Monumento, no Jardim Botânico da cidade.

Fontes: Wikipédia, Guia dos Curiosos, Aventuras na História, Nova Escola, Saga – A Grande História do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário