terça-feira, 25 de outubro de 2016

DE ONDE VÊM OS NOMES DOS OCEANOS?

     

      Você, certamente, conhece os principais oceanos do planeta Terra. Mas já parou para pensar sobre a origem dos nomes de tais oceanos? Quem teria batizado, por exemplo, os oceanos Pacífico e Atlântico? De acordo com informações históricas, os nomes dos principais oceanos tiveram inspirações de diferentes origens, desde as fontes mitológicas até as grandes navegações e características geográficas das regiões.


Atlântico – O nome do Oceano Atlântico é uma referência à mitologia. A nomenclatura vem de Atlas, figura de um titã grego condenado por Zeus, Poseidon e Cronos a sustentar os céus eternamente. O nome foi utilizado pela primeira vez por Heródoto, mas foi reconhecido oficialmente por Mercator, que colocou o Oceano Atlântico no mapa no século XVI. Vale ressaltar que Atlas era filho de netuno, o deus dos mares.


Pacífico – O nome do Oceano Pacífico é resultado do ano de 1520, quando o navegador português Fernão de Magalhães navegou pelo litoral sul-americano, perto da Cordilheira dos Andes, pela primeira vez. Ele se impressionou com as águas tranquilas e resolveu batizar o oceano como Pacífico.


Índico – O nome do Oceano Índico é uma relação direta com a geografia da região, já que está nas proximidades da Índia e Indonésia.



Ártico – Por fim, o nome do Oceano Ártico tem origem na geografia e nas estrelas. O oceano fica exatamente sob a constelação Ursa Menor. A palavra “Ártico” vem do grego, arctos, que significa urso. Esse oceano está localizado no polo norte.



FONTE: SITE DE CURIOSIDADES


Nenhum comentário:

Postar um comentário