quarta-feira, 16 de novembro de 2016

RASPUTIN - RETRATO FALADO

 
 

 
1) Grigori Yefimovich Rasputin (1869-1916) nasceu em um vilarejo na Sibéria e passou a juventude como ladrão, bêbado, mulherengo e líder de gangues. Para surpresa geral, partiu em peregrinação ao aderir a uma seita que pregava que só alguém cheio de pecados poderia se arrepender de verdade.

 
 
2) O peregrino Rasputin se apresentava como via de acesso ao pecado da carne e convencia as garotas por onde passava. Em rituais, incentivava flagelação e orgias. Criou uma aura de mistério em volta de si, a fim de que o vissem como um poderoso místico.

 
 
3) Em 1903, chega a São Petersburgo. Por causa de sua reputação como homem santo e curandeiro, é acolhido pela Igreja Ortodoxa. A partir de seus contatos religiosos, começa a circular pela corte, entre a aristocracia e a realeza russa.

 
 
4) O garoto Alexei, herdeiro do trono, sangrava com frequência por causa de uma hemofilia. No fim de 1906, o “monge” Rasputin é chamado ao palácio pela imperatriz e controla a hemorragia do rapaz. A partir daí, ganha a confiança da família Romanov.

 
 
5) Por seus cuidados frequentes com Alexei, torna-se protegido da czarina Alexandra e um tipo de conselheiro informal da família real russa. Impunemente, passa a assediar e humilhar as mulheres da corte, além de indicar pessoas para cargos governamentais, seguindo seus interesses.

 
 
6) No início da Primeira Guerra, o primeiro-ministro, inimigo declarado de Grigori, é morto misteriosamente. Suspeitas de que Rasputin seria amante da czarina e rumores de que era ele quem dava as cartas no império começam a enervar a população russa.

 
 
7) O czar Nicolas II segue para o campo de batalha e o poder da czarina aumenta.
Decisões equivocadas causam derrotas militares e membros do governo e da corte pedem a cabeça do conselheiro Rasputin. Poucos meses após a sua morte, a revolução derruba a monarquia.

 
 
Em dezembro de 1916, Rasputin é envenenado e baleado nos porões do palácio de um primo do czar, durante uma festa. Seu corpo, desfigurado e castrado, é achado à beira de um rio congelado.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário