quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

MASSACRE DA PRAÇA DA PAZ CELESTIAL - O QUE FOI?

 
 
      O Massacre da Praça da Paz Celestial ocorreu após uma série de protestos liderados por estudantes chineses que ocorreram entre os dias 15 de abril e 4 de junho de 1989. As manifestações consistiam em caminhadas pacíficas pelas ruas da capital chinesa, Pequim, e tiveram início com o falecimento de Hu Yaobang, um ex-líder comunista que havia lutado para tornar o sistema político da China mais aberto e democrático.
 
      Com a morte de Hu, milhares de estudantes decidiram marchar pela cidade para pedir por um governo mais democrático, e não demorou até que grupos de diversas partes do país — entre eles, trabalhadores descontentes com o aumento da inflação e do desemprego, pessoas que criticavam o governo pela falta de reformas econômicas e pela corrupção e intelectuais preocupados com a repressão exercida pelo Partido Comunista — se unissem aos protestos.
 
 
 
 
      Ao longo do período de manifestações, milhares de estudantes decidiram fazer greve de fome na Praça da Paz Celestial e, em meados de maio, um comício reuniu cerca de 1,2 milhão de manifestantes no local. Foi então que Zhao Ziyang, Secretário-Geral do Partido Comunista, veio a público para pedir o fim dos protestos e, em seguida, Li Peng, o Primeiro-Ministro chinês, decretou lei marcial na capital. Mas as tensões só foram aumentando...
 
 
 
     
      No dia 1° de junho, o governo chinês decidiu bloquear a transmissão de notícias ao vivo de equipes internacionais e proibiu os jornalistas de filmar e fotografar qualquer manifestação dos estudantes ou movimentação das tropas militares. No dia seguinte, um concerto realizado na Praça da Paz Celestial em apoio aos protestos atraiu mais de 100 mil pessoas. Finalmente, no dia 4 de junho, por volta da 1 da manhã, os soldados chineses invadiram o local.
 
      Durante todo o dia 4 de junho, tropas chinesas dispararam contra estudantes e civis para acabar com as ondas de protestos. O número oficial de mortos e feridos jamais foi divulgado, mas estimativas sugerem que entre centenas e milhares de pessoas perderam suas vidas naquele dia.
 

FONTE: MEGACURIOSO

Nenhum comentário:

Postar um comentário