domingo, 9 de abril de 2017

SAPIENS - ESQUELETO NO ARMÁRIO






      Os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, a partir de um gênero anterior de primatas chamado Australopithecus, que significa "macaco do sul". Por volta de 2 milhões de anos atrás, alguns desse homens e mulheres deixaram sua terra natal para se aventurar e se assentar em vastas áreas da África do Norte, da Europa e da Ásia. Como a sobrevivência nas florestas nevadas do norte da Europa requeria características diferentes das necessárias à sobrevivência nas florestas úmidas da Indonésia, as populações humanas evoluíram em direções diferentes. O resultado foram várias espécies distintas, a cada uma das quais os cientistas atribuíram um nome latino pomposo.

      Os humanos na Europa e na Ásia Ocidental deram origem ao Homo neanderthalensis ("homem do vale de Neander"), popularmente conhecidos como "neandertais". Os neandertais, mais robustos e mais musculosos do que nós, sapiens, estavam bem adaptados ao clima frio da Eurásia ocidental da era do  gelo. As regiões mais ocidentais da Àsia foram povoadas pelo Homo erectus, "Homem ereto", que sobreviveu na região por quase 1,5 milhões de anos, sendo a espécie humana de maior duração. Esse recorde dificilmente será quebrado, mesmo por nossa própria espécie.

      O berço da humanidade continuou a nutrir numerosas espécies novas, como o Homo rudolfensis, o Homo ergaster e, finalmente, nossa própria espécie, que, sem modéstia alguma denominaos Homo sapiens ("homem sábio).

      Há aproximadamente 2 milhões de anos a 10 mil anos atrás, o mundo foi habitado por várias espécies humanas ao mesmo tempo. O mundo de 100 mil anos atrás foi habitado por pelo menos seis espécies humanas diferentes.


FONTE: SAPIENS - UMA BREVE HISTÓRIA DA HUMANIDADE - Harari, Yuval Noah

Nenhum comentário:

Postar um comentário