sexta-feira, 26 de maio de 2017

BRANCA DE NEVE...





– Existem mais de 75 versões da história, que por ser contada por gerações, muda um pouco a cada década e região.
– Antigamente se dava a preferencia a crianças para o trabalho de mineração, devido a facilidade de entrar em seus tuneis pequenos. Elas eram comumente conhecidas como “anões”, em uma especie de apelido pejorativo por serem subnutridas e muitas vezes deformadas pelo trabalho.
– O pesquisador Eckhard Sander acredita que o conto é baseado na triste vida da condessa Margarete von Waldeck, século 16, do noroeste da Alemanha – região com muitas minas. Sua mãe teve 11 filhos e morreu no parto da menina, resultando no segundo casamento do pai seis anos depois. A pequena Margarete foi conhecida por sua beleza durante toda sua vida.

 Não existe nenhum registro oficial sobre o motivo, mas apenas se sabe que a menina teve de abandonar sua casa e partir para Bruxelas, onde era dama de honra, assim como outras meninas e com tarefas diárias.

 A moça conheceu o príncipe Felipe (futuro Felipe II, rei da Espanha) e eles se apaixonaram, porém o imperador Carlos V força o casamento do príncipe com sua tia, Maria da Inglaterra, onze anos mais velha. Margarete teve muitos admiradores e ganhou muitos presentes (joias, quadros, vestidos,…).

 Não se sabe a causa de sua morte ao certo, mas acredita-se que foi envenenada  com arsênico a pedido do rei da Espanha por não aprovar o romance com seu filho. Em seu testamento a jovem deixou claro estar com medo de algo e deu sinais de um possível envenenamento “meu corpo está louco, mas minha mente e minha razão estão sãs“.
– Branca de Neve foi desenhada com as feições de Hedy Lamarr, considerada então a mulher mais bela do mundo. Junto a um amigo ela criou um sistema de comunicações durante a Segunda Guerra Mundial que serviu de base para a telefonia celular atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário