domingo, 7 de maio de 2017

DOM PEDRO I




1. D. Pedro I nasceu às 6h30 da manhã de 12 de outubro de 1798. Morreu, aos 36 anos, em 24 de setembro de 1834, no mesmo quarto onde nasceu, no Palácio de Queluz, em Portugal. O quarto se chamava Dom Quixote.


2. O nome completo de d. Pedro I parece chamada de uma classe inteira. É Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.


3. Francisco Gomes da Silva, o Chalaça, era o secretário particular de Dom Pedro I. Esteve presente em importantes acontecimentos, como a proclamação da Independência, escreveu a primeira Constituição e dissolveu a primeira Assembleia Constituinte. Intermediava também os casos extraconjugais do imperador.


4. O imperador comia com as mãos. Temendo ser considerada esnobe, Leopoldina abandonou os talheres que usava na Europa.


5. Reza a lenda que D. Maria Leolpoldina teria morrido em virtude de complicações de uma fratura no fêmur depois de ter sido empurrada escada abaixo pelo imperador. Mas uma autópsia recente revelou a inexistência dessa fratura, colocando a suposta agressão em dúvida.


6. Sua segunda esposa foi a italiana Amélia Augusta Eugênia de Napoleão de Leuchtemberg. Consta que D. Pedro ficou deslumbrado quando a conheceu. Mas o casamento durou apenas cinco anos, terminando com a morte do rei, aos 36 anos.


7. Outra história famosa e verídica envolvendo Dom Pedro é que este mandou construir um túnel subterrâneo na cidade do Rio, ligando a Quinta da Boa Vista, residência oficial do imperador, à casa da sua amante, Marquesa de Santos, num trajeto de pouco mais de um quilômetro debaixo de jardins e ruas;


8. O imperador tinha 36 anos quando faleceu – um tanto jovem, mesmo para a época – quando faleceu em virtude de uma tuberculose. Ele sofria de diversos males antes de ser acometido pela doença: fraturas em virtude de quedas ao cavalgar, problemas renais e epilepsia.


Fontes: Wikipédia, UOL, Guia dos Curiosos, Revista de História da Biblioteca Nacional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário