terça-feira, 20 de junho de 2017

AH, O CÉREBRO...



Ao bater o dedinho do pé na cômoda, a consequência imediata é a dor. Ela resulta dos sinais que ossos, músculos e pele enviam em conjunto para o cérebro a uma velocidade de nada menos que 385 quilômetros por hora.

O cérebro não sente dor. É isso mesmo: por não possuir receptores para isso, ele é incapaz de sentir a dor. Tanto que é possível fazer uma cirurgia cerebral com a pessoa consciente.

Existem várias diferenças entre os dois lados do cérebro: enquanto o esquerdo é mais voltado para os pensamentos racionais e analíticos, o direito volta-se mais para os pensamentos visuais e conceituais.

O cérebro trabalha bastante durante o sono. É pelo menos o que diz a ciência. Afinal, é durante o sono que ele processa as informações que coletou durante o dia. Aliás, você sabia que pessoas com QI mais elevado costumam sonhar mais?

Pesquisas feitas com macacos demonstraram que o stress pode afetar seriamente o cérebro, inclusive o seu tamanho. A melhor forma de evitar que isso aconteça é fazendo uma boa alimentação, praticando exercícios físicos e recorrendo à solução zen – ou seja, meditação.

Exercícios físicos melhoram o seu cérebro. Isso mesmo, além de ajudar no condicionamento do corpo, os exercícios são essenciais para manter a atividade cerebral funcionando de maneira saudável.

Fontes: Wikipédia, Superinteressante, Guia dos Curiosos, Hypescience, Megacurioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário