sábado, 10 de junho de 2017

SOMOS MAIS ANTIGOS DO QUE PENSÁVAMOS...



      O consenso entre os cientistas era de que os humanos modernos, isto é, indivíduos da linhagem Homo sapiens, teriam surgido no leste da África há cerca de 200 mil anos e, pouco a pouco, se espalhado pelo mundo. Entretanto, uma incrível descoberta realizada no Marrocos pode mudar completamente o que sabemos sobre as nossas origens.

      Isso porque um grupo de cientistas se deparou com fósseis de cinco indivíduos pertencentes à linhagem Homo sapiens, e a datação dos ossos apontou que eles têm por volta de 315 mil anos — ou seja, os exemplares apontam que os humanos modernos surgiram mais de 100 mil anos antes do que se pensava!



      Os ossos fossilizados foram encontrados em uma região remota do Marrocos chamada de Jebel Irhoud — um sítio arqueológico conhecido dos cientistas desde o início dos anos 60. Diversos fósseis humanos e ferramentas de pedra já foram descobertos nesse local ao longo dos anos, e os exemplares dos quais estamos falando agora foram encontrados durante escavações realizadas em 2004.

      Mais precisamente, os cientistas encontraram alguns dentes, ossos e fragmentos de crânio e de maxilar, assim como sofisticados utensílios de pedra e carvão — o que indica que o grupo já fazia uso do fogo. Depois, para datar os fósseis com a maior precisão possível, o time submeteu o material coletado a dois tipos de análise: a datação por termoluminescência e a datação por ressonância do spin eletrônico.

FONTE: MEGACURIOSO

Nenhum comentário:

Postar um comentário