sexta-feira, 20 de outubro de 2017

CRIANÇAS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA EXPERIMENTAM GRAVIDADE ZERO




      A Agência Espacial Européia (ESA) e a Novespace, subsidiária da CNES, ofereceram uma experiência de gravidade zero para oito crianças fisicamente debilitadas, com a ajuda da associação que organiza o evento, “Rêves de Gosse”.

      As crianças vieram de cinco países: Reino Unido, França, Alemanha, Bélgica e Itália – e embarcaram no Airbus A310 Zero G em Bordeaux, França.

      A falta de peso é produzida na grande área de cabine desta aeronave durante manobras aéreas repetitivas.




      As crianças também participaram de experimentos educacionais, incluindo a iluminação de uma vela, misturando líquidos de diferentes densidades, jogaram ping-pong com bolhas de água e trabalharam com um centrifugador para demonstrar os efeitos da gravidade zero.

        Tim Peake (Reino Unido), Frank De Winne (Bélgica), Maurizio Cheli (Itália), Thomas Reiter (Alemanha), Claudie Haigneré e Jean-Francois Clervoy (França) orientaram as crianças a bordo e responderam às suas perguntas.



      Dois adultos com deficiência: um ex-atleta e personalidade da televisão alemã, Samuel Koch, um forte defensor de causas deficientes, e Philippe Carette, um voluntário e piloto, também participaram do voo.

      “A ESA está encantada em apoiar esta iniciativa. Educar e inspirar a audiência tão diversa quanto possível, incluindo a juventude, a ciência e os vôos espaciais, está entre as nossas prioridades e a extensão desta missão de divulgação a crianças de todas as capacidades é duplamente gratificante”, disse o diretor-geral da ESA, Jan Wörner.

      O voo foi organizado pela “Rêves de Gosse”, que trabalham há mais de 20 anos para trazer crianças “extraordinárias” (afetadas por deficiência ou doença) e crianças “comuns”, trabalhando em projetos educacionais relacionados à aviação.



      Organizações em cinco países selecionaram as crianças: a Fundação Richard em Lyon, França; Universidade alemã de esportes em Colônia, na Alemanha; Nós voamos! Equipe em Seniga, Itália; Happy Days Children Charity em Luton, Reino Unido; e a Fundação Saint-Luc em Bruxelas, Bélgica.

FONTE: http://geekness.com.br

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário