quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

CINEMA EM TIRAS - A NOVIÇA REBELDE - PARTE 2



      Produção vencedora de cinco Oscar (melhor filme, diretor, montagem, som e trilha sonora), A Noviça Rebelde desbancou na época ...E o Vento Levou (1939) do posto de maior bilheteria de todos os tempos. Ajustado aos valores atuais, o longa tem a terceira maior bilheteria da história nos EUA (o primeiro, após relançamentos, é ...E o Vento Levou) e o quinto em todo o mundo. O disco com a trilha alcançou o número 1 das paradas americanas e passou 70 semanas no topo - foi o álbum mais vendido no Reino Unido durante 1965, 1966 e 1968, e o segundo mais vendido de toda aquela década.

      O êxito de A Noviça Rebelde, porém, é anterior ao célebre filme: a história da aspirante a freira que se torna governanta na mansão de um capitão austríaco e seus sete filhos estreou na Broadway em 1959. A montagem teatral nova-iorquina já incluía as inspiradas canções da dupla de compositores Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II, que se tornaram populares antes de chegarem às telas. A versão hollywoodiana também não foi a primeira aparição da história no cinema: o alemão Wolfgang Liebeneiner dirigiu A Família Trapp (1956) e Família Trapp na América (1958), filmes que fizeram sucesso na Europa germânica e chamaram a atenção dos produtores norte-americanos.

      A Noviça Rebelde é baseado no livro The Story of the Trapp Family Singers, em que Maria von Trapp (1905 - 1987) conta a história de sua família, obrigada a fugir da Áustria depois da anexação do país pela Alemanha, em 1938, devido à postura antinazista do patriarca Georg Ludwig von Trapp (1880 - 1947). Por conta das dificuldades financeiras com a depressão mundial de 1930, os Von Trapp começaram a cantar em público para ganhar dinheiro - o que lhes trouxe também fama, ainda que o orgulhoso oficial da marinha austríaca ficasse constrangido com a situação.

FONTE: https://gauchazh.clicrbs.com.br











continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário