segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

REIS E RAINHAS - REI ESCORPIÃO




    Muito possivelmente existiram dois reis, no período pré-dinástico, com o nome de Escorpião, que governaram no Alto Egipto. Durante as eras pré-dinásticas o nome “Escorpião” era utilizado como uma designação para os reis e sacerdotes que serviam a deusa Seshat. Há bastantes dúvidas e controvérsias em relação à existência do rei-escorpião, devido à existência de poucas provas. No entanto, em 1898 o egiptólogo inglês James Edward Quibell descobriu, numa das suas escavações no templo de Nekhen, uma grande clava que mostrava um rei com uma coroa do Alto Egipto e com um aluvião na mão que representava um ritual de fertilização e purificação dos solos perto do Nilo. À frente do rei estava uma flor e por baixo uma imagem de um escorpião que o identificava.

      É o primeiro rei-escorpião que existiu no antigo Egipto, no período proto-dinástico. O seu nome pode ter sido uma homenagem à deusa escorpião Serket. No início de 1990 um túmulo foi escavado em Abidos, no chamado cemitério U a 150 metros norte de os de Narmer e Aha. O túmulo foi construído em tijolos de barro seco e as paredes eram bastantes finas em comparação com os túmulos dos seus sucessores. O seu grande tamanho sugere que o proprietário tenha sido uma pessoa de extrema importância. A estrutura original do túmulo foi mais tarde ampliada com dois quartos construídos a sul. A data desta extensão não é conhecida, mas provavelmente foi feito logo que a construção da estrutura original foi concluída pois assim era mais fácil conter todos os presentes fúnebres. 

      O grande espólio encontrado dentro do túmulo surpreendeu bastante os escavadores. Várias foram as imagens de escorpiões encontradas, assim como frascos e lotes importados da Palestina e que possivelmente continham vinho. Gunther Dreyer do Instituto Alemão do Cairo deduziu que fosse o túmulo de um faraó e chamou-se Escorpião I devido às imensas imagens de escorpiões presentes. Quanto às várias representações e esculturas de escorpiões no depósito principal de Hieraconpolis, ninguém pode dizer se pertencem a Escorpião I ou II.

FONTE: http://egiptologiaportugal.blogspot.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário