terça-feira, 31 de janeiro de 2017

ERROS ORTOGRÁFICOS MAIS COMUNS NO TRABALHO



“A partir” / “À partir”


Erro: À partir da próxima semana, não será permitida a entrada sem o crachá de identificação.

Forma correta: A partir da próxima semana, não será permitida a entrada sem o crachá de identificação.

Explicação: Não há crase antes de verbo.



“Obrigado” / “Obrigada”


Erro: Obrigado pela ajuda – disse Clara.

Forma correta: Obrigada pela ajuda – disse Clara.

Explicação: “Obrigado” é variável e concorda com a pessoa que fala. A mulher diz “obrigada”. O homem, “obrigado”.



“Pagou o engenheiro” / “Pagou ao engenheiro”


Erro: Ao término da obra, a empresa pagou o engenheiro.


Forma correta:
Ao término da obra, a empresa pagou ao engenheiro.


Explicação:
O verbo “pagar” exige dois complementos – um deles acompanhado de preposição (pessoa) e o outro sem preposição (coisa). Assim: Paguei (o serviço) ao engenheiro.



“Houve” / “houveram”


Erro: Houveram dois problemas.


Forma correta:
Houve dois problemas.


Explicação:
O verbo “haver” no sentido de existir não tem sujeito, por isso fica sempre na terceira pessoa do singular. “Há dez problemas”, “houve dez problemas”. Vale a mesma regra quando os verbos “haver” e “fazer” indicam tempo: “Faz dois anos que nos encontramos”.



“Deve haver” / “Devem haver”


Erro: Devem haver muitas pessoas naquele auditório.

Forma correta: Deve haver muitas pessoas naquele auditório.

Explicação: O verbo haver, no sentido de existir, é impessoal, ou seja, só é usado no singular. Quando acompanhado de um verbo auxiliar, no caso, “deve”, este também se torna impessoal.




segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

NEM TÃO BONS ASSIM...



Albert Einstein

Einstein, a quem tanto devemos hoje em dia, publicou vários trabalhos da sua primeira esposa, Mileva Marić, com o seu próprio nome, ganhando assim todo o crédito e pegando o impulso necessário para alcançar a fama.


Mahatma Gandhi

Gandhi já passou para o resto da história como um líder pacifista que inventou a ‘resistência sem violência’ perante as injustiças. A realidade é que o abuso físico para com a sua mulher era frequente –fato que ele mesmo reconheceu- como o fato de alguns o qualificarem como racista e de ser amigo de Adolf Hitler.


Madre Teresa de Calcutá

Tradicionalmente, quando pensamos em pessoas que foram 'boas' em toda amplitude do termo, pensamos na verdade em duas pessoas: A Madre Teresa de Calcutá e Gandhi. No entanto, como qualquer ser humano, ninguém é perfeito e nem toda a mensagem que tentaram passar foi interpretada como deveria, como no caso da Madre Teresa de Calcutá que dizia que os doentes tinham que sofrer para assim 'ficar mais próximo à Cristo'. Também era conhecido o fato de que ela era rica e mesmo assim, no plano material, foi criticada por não ter ajudado tanto assim os mais pobres, sendo que este fazia parte da 'Obra de Deus'.

FONTE: MEGACURIOSO

sábado, 28 de janeiro de 2017

RAPAZ LEVA MÃE PARAPLÉGICA PARA SURFAR DE PÉ NA PRANCHA




      Mesmo depois de um grave acidente de carro que a deixou paraplégica, Pascale Honore não esqueceu o sonho de um dia surfar. Com a ajuda de um jovem surfista de 23 anos, ela conseguiu.

      O menino, Ty Swan, é um surfista australiano e amigo dos filhos de Pascale. Usou seu muito talento e inteligência no surf, para  ajudar a mulher a desfrutar a costa australiana. Com uma fita adesiva bem resistente, Ty colou as pernas, a cintura e os ombros aos de Pascale. A mulher de 50 anos, paraplégica há 18, conseguiu finalmente surfar!






FONTE: CASA ADAPTADA



sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

MASSACRE NA PRAÇA DA PAZ CELESTIAL - O REBELDE DESCONHECIDO





      No dia 5 de junho,  o fotógrafo Jeff Widener conseguiu acesso à famosa sacada do Beijing Hotel com ajuda de um estudante ocidental que estava hospedado na capital chinesa. Primeiro, Jeff ouviu a aproximação da fileira de tanques e se preparava para clicar uma foto dos veículos quando, de repente, um homem segurando um par de sacolas de plástico surgiu do nada.
 
      O fotógrafo conta que chegou a se sentir irritado com o chinês — e que reclamou que o cara estava estragando a composição de sua foto. Então, Jeff se deu conta do que estava presenciando: apesar de estar em meio a tiros que vinham de todos os lados, esse homem anônimo, sem titubear uma única vez, se plantou diante dos tanques de guerra e os enfrentou de peito aberto.
 
      A foto de Jeff foi publicada no dia seguinte, 6 de junho de 1989, e apareceu na primeira página de jornais e  publicações de todo o mundo. Já quanto ao Rebelde Desconhecido, ninguém descobriu qual era a sua verdadeira identidade nem o que aconteceu com ele depois dos conflitos.
 
FONTE: MEGACURIOSO

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

MATEUS SOLANO EMPRESTA A VOZ PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL




      Mesmo com vários compromissos em sua agenda, o ator Mateus Solano fez questão de ser o grande locutor da campanha #IrProMundo, que faz parte das comemorações dos 55 anos da APAE de São Paulo e tem como principal objetivo divulgar boa parte do trabalho da instituição, principalmente quando se trata do desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual.

      Enquanto o artista fala seu texto, são mostradas, no vídeo, imagens dos vários ambientes da Organização completamente vazios, enquanto os indivíduos que recebem a assistência da APAE já estão inseridos nos diversos âmbitos da sociedade.

      “Queríamos mostrar que, tal como cada um de nós, a pessoa com Deficiência Intelectual só será plena se puder conquistar seu espaço”, diz Cláudia Vassallo, CEO da CDI Comunicação Corporativa, uma das responsáveis pelo vídeo da campanha, que, aliás, já está no Youtube e nas redes sociais.




FONTE: http://www.casadaptada.com.br/

MASSACRE DA PRAÇA DA PAZ CELESTIAL - O QUE FOI?

 
 
      O Massacre da Praça da Paz Celestial ocorreu após uma série de protestos liderados por estudantes chineses que ocorreram entre os dias 15 de abril e 4 de junho de 1989. As manifestações consistiam em caminhadas pacíficas pelas ruas da capital chinesa, Pequim, e tiveram início com o falecimento de Hu Yaobang, um ex-líder comunista que havia lutado para tornar o sistema político da China mais aberto e democrático.
 
      Com a morte de Hu, milhares de estudantes decidiram marchar pela cidade para pedir por um governo mais democrático, e não demorou até que grupos de diversas partes do país — entre eles, trabalhadores descontentes com o aumento da inflação e do desemprego, pessoas que criticavam o governo pela falta de reformas econômicas e pela corrupção e intelectuais preocupados com a repressão exercida pelo Partido Comunista — se unissem aos protestos.
 
 
 
 
      Ao longo do período de manifestações, milhares de estudantes decidiram fazer greve de fome na Praça da Paz Celestial e, em meados de maio, um comício reuniu cerca de 1,2 milhão de manifestantes no local. Foi então que Zhao Ziyang, Secretário-Geral do Partido Comunista, veio a público para pedir o fim dos protestos e, em seguida, Li Peng, o Primeiro-Ministro chinês, decretou lei marcial na capital. Mas as tensões só foram aumentando...
 
 
 
     
      No dia 1° de junho, o governo chinês decidiu bloquear a transmissão de notícias ao vivo de equipes internacionais e proibiu os jornalistas de filmar e fotografar qualquer manifestação dos estudantes ou movimentação das tropas militares. No dia seguinte, um concerto realizado na Praça da Paz Celestial em apoio aos protestos atraiu mais de 100 mil pessoas. Finalmente, no dia 4 de junho, por volta da 1 da manhã, os soldados chineses invadiram o local.
 
      Durante todo o dia 4 de junho, tropas chinesas dispararam contra estudantes e civis para acabar com as ondas de protestos. O número oficial de mortos e feridos jamais foi divulgado, mas estimativas sugerem que entre centenas e milhares de pessoas perderam suas vidas naquele dia.
 

FONTE: MEGACURIOSO

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

ERROS ORTOGRÁFICOS MAIS COMUNS NO MUNDO DO TRABALHO

 
 

“A” / “há”

 
Erro: Trabalho nesta empresa a dez anos.


 Forma correta:
Trabalho nesta empresa há dez anos.


 Explicação: Para indicar tempo passado, usa-se “há”. O “a”, como expressão de tempo, é usado para indicar futuro ou distância. (A empresa fica a dez minutos do centro.)
 




 

“Acerca de” / “a cerca de”

Erro: Na reunião, discutiu-se a cerca de corte de gastos.


 Forma correta: Na reunião, discutiu-se acerca de corte de gastos.


 Explicação:
“Acerca de” significa a respeito de. A cerca de indica aproximação. (Ex: A empresa fica a cerca de 5 km daqui.)




 
 

“Meio-dia e meio” / “Meio-dia e meia”

Erro: A reunião começará ao meio-dia e meio.


 Forma correta:
A reunião começará ao meio-dia e meia.


 Explicação: Devemos utilizar a expressão meio-dia e meia sempre que quisermos referir a décima segunda hora do dia mais trinta minutos, ou seja, o meio-dia mais meia hora.
 




 

“Supérfluo” / “supérfulo”

Erro: Os gastos naquele setor foram supérfulos.


 Forma correta:
Os gastos naquele setor foram supérfluos.


 Explicação:
Supérfluo significa demais, desnecessário. Embora seja uma palavra que muitas vezes ouvimos, “supérfulo” não existe.




 

“Em mãos” / “em mão”

Erro: O motorista entregou a carta em mãos.


 Forma correta:
O motorista entregou a carta em mão.


 Explicação: A segunda opção sempre foi considerada a correta, porém, atualmente, as duas formas são aceitas por alguns dicionários.

 
 
FONTE:http://exame.abril.com.br/

sábado, 21 de janeiro de 2017

SURFISTA BRASILEIRO CEGO SURFA "ESCUTANDO O MAR"




      A cegueira poderia ser um obstáculo que separaria o capixaba Derek Rabelo, 23 anos, e o surfe. Poderia, mas não foi. Desde o nascimento, esteve ligado ao esporte. O nome foi escolhido pelo pai – que também é surfista – para homenagear o havaiano e campeão mundial Derek Ho.
      Derek nasceu cego por conta do glaucoma e, apesar disso, sempre teve o incentivo do pai para se dedicar ao surf. Aos 17 anos, transformou a esperança do pai em realidade. “Meu pai me disse: ‘se você tem um sonho, você tem que acreditar em si mesmo, ou você não pode fazê-lo’”, conta Derek. O pai costumava ir com Derek ao mar todas as manhãs e teve a iniciativa de colocá-lo em um curso de surfe.

      O segredo para superar a falta de visão, aponta Derek, é aproveitar a força dos outros sentidos. “Eu escuto e sinto o mar. Cada parte de uma onda faz barulhos diferentes, então eu decido de que lado da onda eu devo navegar”, relatou o tabloide britânico Mirror.

      “Eu acredito que todos nós temos sentidos dados por Deus que devem ser utilizados com paixão e perseverança”, ensina Derek. O capixaba, inclusive, estrela o documentário Além da Visão, que mostra a sua rotina e sua dedicação ao surf. O reconhecimento mundial do brasileiro ocorreu em 2012, ao surfar em Pipeline, no Havaí, considerada área de uma das ondas mais perigosas do mundo.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

ET DE VARGINHA




      No dia 20 de janeiro de 1996, o Brasil conhecia o suposto caso do um ser extraterrestre que teria sido avistado na cidade de Varginha, em Minas Gerais. O “Incidente de Varginha” ou “ET de Varginha”, como ficou conhecido pela imprensa, foi uma possível aparição de objetos voadores não identificados e de captura de criaturas alienígenas. Tudo começou quando três garotas afirmaram ter visto uma criatura com pele marrom, viscosa, grandes olhos avermelhados e uma cabeça volumosa com protuberâncias.
      Outras testemunhas na ocasião também disseram ter visto um OVNI. O Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do local negaram todas as informações e uma pesquisa da Universidade de São Paulo concluiu que não há provas de que tenha ocorrido a visita de seres extraterrestres a Varginha.
      Mesmo assim, a história virou uma lenda urbana e o "ET de Varginha" entrou para o folclore nacional. De acordo com uma investigação de 1997, um grande mal entendido teria dado origem ao “ET de Varginha”. De acordo com o laudo, as garotas, na realidade, se depararam com um cidadão popularmente conhecido como Mudinho, que vivia com sua família em frente ao terreno do suposto avistamento. Este homem, que tem deficiência mental, tem o hábito de ficar agachado coletando pequenos objetos do chão. No dia do incidente, Mudinho poderia estar sujo de lama por causa das fortes chuvas e teria assustado as garotas que o teriam confundido com uma "criatura alienígena". Apesar de a presença alienígena ter sido descartada, a cidade de Varginha recebe muitos turistas por conta da história. Inclusive, um dos pontos turísticos da cidade é uma enorme caixa d água no centro, em formato de nave espacial.

FONTE: http://seuhistory.com/

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

DROT PARK - PRACINHA NO CEMITÉRIO




      O local que vamos descrever a seguir só podia ser assombrado! Ele fica em Huntsville, no Alabama, e se trata de um parquinho que foi construído em um recanto do Cemitério de Maple Hill. Agora, diga aí, caro leitor... Quem é que monta um playground dentro de um cemitério e espera que ele não seja associado com histórias de terror? Aliás, que ideia! Um espaço de brincadeiras entre lápides?
      As sepulturas infantis não ficam muito longe, e é claro que o parquinho foi apelidado pela população de Huntsville de “Playground das Crianças Mortas”. Para piorar, dizem que um serial killer que apavorou a região nos anos 40 depositou os corpos de suas vítimas em um campo que fica no local.

FONTE: MEGACURIOSO

TOP 10 MITOS POPULARES QUE TODO MUNDO ACREDITA



1 – Vacina pode causar gripe – Muitas pessoas acreditam, ou já acreditaram, que tomar vacina causa gripe. Na verdade, a vacina estimula a produção de anticorpos no organismo injetando vírus mortos no corpo para alertar o sistema imunológico. A vacina pode até causar mal-estar, mas não causa a doença.



2 – Nós usamos apenas 10% dos nossos cérebros – Esse mito é muito famoso, mas não é verdadeiro. A capacidade cerebral é muito explorada e nós usamos muito bem os nosso cérebros.



3 - Açúcar deixa crianças hiperativas – Isso também não é verdade. Um estudo publicado em 1994 no Journal of Abnormal Child Psychology indicou que o açucar não altera o humor e a energia das crianças.



4 - Goma de mascar fica no estômago por 7 anos – O chiclete não é digerível, mas isso não significa que ele fique preso no sistema digestivo.



5 - Você deve tomar pelo menos 2,5 litros de água por dia – Esse mito também é famoso. Os seres humanos já ingerem muita água vinda dos alimentos e não precisam beber o líquido propriamente dito.



6 - A Muralha da China pode ser vista do espaço - Muita gente acredita nesse mito, mas fotos via satélite confirmaram que é impossível diferenciar a muralha.



7 - Estalar os dedos causa artrite – Estalar os dedos não desgasta os músculos e não causa artrite.



8 - Água de torneira é ruim – A água da torneira tem um tratamento adequado e é semelhante à água engarrafada.



9 - Engolimos cerca de 8 aranhas por ano durante o sono – É mentira que quem dorme de boca aberta engole aranhas sem saber.



10 - Ventiladores podem matar - Este mito é famoso na Coreia do Sul. Dizem que, se funcionar por muito tempo, o ventilador acaba com o ar do ambiente e pode matar as pessoas por asfixia.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

LEI INCLUI PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM COTAS DE CURSO TÉCNICO E SUPERIOR FEDERAL



 
      O presidente Michel Temer sancionou no dia   28 de dezembro uma lei que inclui pessoas com deficiência na lei que determina as cotas nas universidades federais e nos cursos técnicos de nível médio federais. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União no dia 29 de dezembro.
 
       A lei sobre cotas, publicada em 2012, institui que 50% das vagas das universidades federais sejam destinadas a alunos que tenham concluído o ensino médio integralmente em escola pública. No caso dos cursos técnicos de nível médio, a reserva de 50% das vagas é garantida para alunos que tenham cursado o ensino fundamental em escola pública.
 
       Dentro dessas vagas reservadas, metade deveria ser destinada a estudantes com renda familiar igual ou menor que 1,5 salário-mínimo per capita. Além disso, a porcentagem de vagas para pretos, pardos e indígenas deveria seguir a porcentagem dessas populações em cada estado.
 
       A lei publicada nesta quinta-feira inclui as pessoas com deficiência nessa regra. Ou seja: a partir de agora, as vagas de universidades e cursos técnicos federais reservadas para alunos de escola pública - que correspondem a 50% do total - devem seguir a proporção de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência observada em cada estado.
 
       Anteriormente, a regulamentação já permitia que as universidades federais instituíssem reservas de vagas para pessoas com deficiência, mas isso era opcional e essas vagas seriam adicionais em relação à cota garantida pela lei.
 
       Segundo a nova lei, o programa especial de acesso às instituições de educação superior para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência deverá ser revisado em um prazo de 10 anos.
 
FONTE: G1

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

ERROS ORTOGRÁFICOS MAIS COMUNS NO MUNDO DO TRABALHO


“Segmento” / “Seguimento”

Erro: O seguimento de mercado mostrou-se propício a investimentos.


 Forma correta:
O segmento de mercado mostrou-se propício a investimentos.


 Explicação: Segmento é sinônimo de seção, parte. Seguimento é o ato de seguir. (Ex: O projeto de implantação da ciclovia não teve seguimento.).


“Por hora” / “Por ora”

Erro: O diretor afirmou que, por hora, não poderia responder.


 Forma correta:
O diretor afirmou que, por ora, não poderia responder.


 Explicação:
A expressão “por hora” refere-se a tempo. “Por ora” expressa o sentido de “por enquanto”.


“Meu óculos” / “meus óculos”

Erro: Ele havia esquecido seu óculos no restaurante.


 Forma correta:
Ele havia esquecido seus óculos no restaurante.


 Explicação: As palavras ligadas ao substantivo “óculos” devem ser flexionadas para o plural.


“Onde” / “Em que”

Erro: Participei da reunião onde foram tomadas várias decisões sobre os benefícios dos trabalhadores.


 Forma correta: Participei da reunião em que (ou na qual) foram tomadas várias decisões sobre os benefícios dos trabalhadores.


 Explicação: A palavra onde é um advérbio de lugar e, portanto, só deve ser usada referindo-se a lugar. Em outros sentidos, utilize a expressão em que ou no/a qual.


“É proibido” / “É proibida”

Erro: É proibido a entrada de pessoas não autorizadas.


 Forma correta:
É proibida a entrada de pessoas não autorizadas. ou É proibido entrada de pessoas não autorizadas.

 Explicação:
Deve-se fazer a concordância somente quando o substantivo estiver acompanhado, por exemplo, de artigo, pronome demonstrativo, pronome possessivo.


FONTE: http://exame.abril.com.br/

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

O MISTÉRIO DOS MENINOS SOLARES



      Um caso bastante intrigante vem chamando a atenção de médicos internacionais: a condição de saúde dos meninos solares, dois irmãos paquistaneses que vivem normalmente durante o dia, mas ficam totalmente paralisados durante a noite.

O caso dos meninos Shoaib e Abdul é raro na medicina. Segundo os médicos, os dois irmãos não se movimentam, não falam, não comem e não abrem os olhos depois que o Sol se põe.

      A comunidade médica internacional nunca viu um estado clínico semelhante a este. Shoaib Ahmed e Abdul Rasheed têm, respectivamente, 9 e 13 anos de idade. Eles receberam o apelido de meninos solares justamente porque durante o período de luz solar eles são normais e fazem coisas que qualquer criança faria, como correr e brincar. Contudo, ao anoitecer, os meninos entram em um estado vegetativo.

      Cerca de 13 institutos internacionais já foram acionados para ajudar a explicar a condição física dos meninos, entre eles a Clínica Mayo e o Instituto Hopkins, dos Estados Unidos, mas até agora ninguém conseguiu encontrar uma razão lógica para o problema. Os médicos avaliam principalmente o fato de que sem a luz solar os dois meninos começam a apresentar perda de controle das extremidades do corpo.

      De acordo com Javed Akram, professor de medicina no Instituto Paquistanês de Ciências Médicas, o caso é um verdadeiro desafio para a ciência. Diversos testes já foram feitos para tentar determinar o motivo do estado vegetativo dos garotos. Os tratamentos médicos estão sendo pagos pelo Estado paquistanês.





      A família afirma que os meninos solares são assim desde que nasceram. Eles vivem na região da cidade de Quetta, capital da província de Baluchistan. Os pais dos garotos são primos de primeiro grau e tiveram seis filhos.

      Shoaib e Abdul estão em observação em Islamabad, capital do Paquistão. Amostras de sangue foram recolhidas e enviadas para especialistas.

sábado, 14 de janeiro de 2017

GRANDES ESCRITORES: ALEX HALEY




      Alexander Murray Palmer Haley (Alex Haley) (Ithaca, 11 de agosto de 1921 - Seattle, 10 de fevereiro de 1992) foi um escritor estadunidense. É conhecido principalmente por seus relatos sobre a escravidão

      Sua obra mais conhecida é "Roots: The Saga of an American Family", publicado em 1976. O romance foi adaptado duas vezes para a televisão. Suas obras se baseiam principalmente nas histórias de sua própria família, dando uma interpretação da viagem de um Africano Kunta Kinte para a América durante o período da escravidão.

      O sucesso da primeira obra foi fundamental para que Haley pudesse continuar escrevendo sobre a mesma temática. A história rendeu debates incessantes na televisão sobre a questão do preconceito contra negros nos EUA. Os debates aconteceram até a década de 1990.


      Alex Haley usa de sua genealogia para traçar a história da escravidão através de suas "negras raízes".

      Inicia com a história de seu quinto avô Kunta Kinte no século XVIII, que vivia em uma tribo na África Gâmbia Africa Ocidental, onde foi capturado por traficantes de escravos. Antes do ocorrido, o autor relata os costumes da tribo, a educação das crianças a divisão do poder e as tradições. Depois, denuncia os horrores vividos pelos escravos nos navios negreiros. Mulheres eram estupradas pelos traficantes, a ponto de seus órgãos ficarem em carne viva, outros eram jogados no mar para aliviar a fome dos tubarões.



      Quando seu quinto avô chega à América do Norte é vendido, foge várias vezes até ter metade de seu pé amputado. Quando finalmente muda de dono, passa a ser o caseiro da casa grande e se casa com a doméstica. O casal tem uma filha, que ao tentar fugir com o namorado, é vendida para uma outra família. A menina é estuprada pelo novo patrão e o autor novamente relata em detalhes todos os passos da escravidão negra nos Estados Unidos.

      Foram 20 anos de pesquisa que trouxeram à luz, denúncias da escravidão, desmascarando a própria história, cheia de ideologias e de vencedores.

      Alex Haley também descendia do clã Kinte.

FONTE: WIKIPEDIA

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

ERROS ORTOGRÁFICOS MAIS COMUNS NO MUNDO DO TRABALHO




“São suficientes” / “É suficiente”
Erro: Cento e cinquenta dólares são suficientes para as diárias no exterior.


 Forma correta:
Cento e cinquenta dólares é suficiente para as diárias no exterior.

 Explicação:
O verbo ser é invariável quando indicar quantidade, peso, medida ou preço.

“Em vez de” / “Ao invés de”

Erro: Ao invés de mandar um e-mail, resolvi telefonar.


 Forma correta:
Em vez de mandar um e-mail, resolvi telefonar.

 Explicação: “Em vez de” é usado como substituição, enquanto a expressão “ao invés de” é usada como oposição.

“A nível de” / “Em nível de”

Erro: A nível de proposta, o assunto deve ser mais discutido”


 Forma correta:
Em relação à proposta, o assunto deve ser mais discutido.


 Explicação: A expressão “a nível de” só está correta quando significar “à mesma altura”. “Hoje, Santos acordou ao nível do mar”. Também podemos usar a expressão “em nível” sempre que houver “níveis”: “Esse problema só pode ser resolvido em nível de diretoria”.

“A meu ver” / “Ao meu ver”

Erro: “Ao meu ver, o evento foi um sucesso”.


 Forma correta: “ A meu ver, o evento foi um sucesso”.

Explicação: Não se deve usar artigo nessas expressões, em que o substantivo ver significa “opinião, juízo”: a meu ver, a seu ver, a nosso ver. Também não se usa artigo em estar a par: Estavam todos a par (e não ao par) dos últimos acontecimentos.

“Maiores informações” / “Mais informações”

Erro: Para maiores informações, entre em contato com a Central de Atendimento.


 Forma correta:
Para mais informações, entre em contato com a Central de Atendimento.

 Explicação:
“Maior” é comparativo, portanto não se aplica a esse caso.

FONTE: http://exame.abril.com.br/

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

COMO LIDAR COM A DEFICIÊNCIA FÍSICA NA ESCOLA?



      Adequar a estrutura do prédio da escola é primordial para receber alunos com deficiência física. Rampas, elevadores (quando necessário), corrimões e banheiros adaptados atendem às crianças com diferentes dificuldades de locomoção.

      Os padrões ideais para acessibilidade em prédios e edificações são definidos pelo documento da Associação Brasileira de Normas Técnicas "NBR 9050 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos".

      Para facilitar a mobilidade dos alunos nas atividades desenvolvidas em sala, pode-se utilizar tecnologias assistivas ou aumentativas, como engrossadores de lápis, apoios para os braços, tesouras adaptadas e quadros magnéticos. Respeite o tempo de aprendizagem desses alunos, que podem demorar mais para executar determinadas tarefas, e conte sempre com a ajuda do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

      Alguns alunos com deficiência física podem requerer cuidados especiais na hora de ir ao banheiro, necessitando de um acompanhante. Nos casos de hidrocefalia, é preciso que o professor observe o aparecimento de sintomas como vômitos e dores de cabeça, que podem significar problemas com a válvula implantada na cabeça da criança para conter o acúmulo de líquido.

FONTE: https://novaescola.org.br/

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

AS CARTAS AMOROSAS DE DOM PEDRO I




      É de conhecimento público o caso entre Dom Pedro I e Domitila de Castro, a marquesa de Santos. Mas que tal dar uma olhada nas cartas trocadas entre os dois? Em correspondências trocadas por ambos, D. Pedro assinava como “Demonão” ou “Fogo Foguinho”, ele desenhava o próprio pênis, às vezes ejaculando, e enviava pelos pubianos, considerados na época como prova de fidelidade.

      “Nunca vi, nem em correspondências estrangeiras publicadas, cartas tão apaixonadas e derramadas. O tempo todo ele relembrava a vontade que tinha de estar nos braços dela ou as noites de prazer que passavam juntos. Quero ir aos cofres. Era essa a expressão que ele usava”, conta a historiadora Mary Del Priore.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

O QUE É DEFICIÊNCIA FÍSICA?




      São complicações que levam à limitação da mobilidade e da coordenação geral, podendo também afetar a fala, em diferentes graus. As causas são variadas - desde lesões neurológicas e neuromusculares até má-formação congênita - ou condições adquiridas, como hidrocefalia (acúmulo de líquido na caixa craniana) ou paralisia cerebral.

      As crianças com deficiência física, em geral, têm dificuldades para escrever, em função do comprometimento da coordenação motora. O aprendizado pode se tornar um pouco lento, mas, exceto nos casos de lesão cerebral grave, a linguagem é adquirida sem grandes empecilhos.

      Os principais tipos de deficiência física, segundo o Decreto nº 3.298 de 20 de dezembro de 1999, são: paraplegia, perda total das funções motoras dos membros inferiores; tetraplegias, perda total da função motora dos quatro membros e hemiplegia, perda total das funções motoras de um hemisfério do corpo. Ainda são consideradas as amputações, os casos de paralisia cerebral e as ostomias (aberturas abdominais para uso de sondas).

      Dependendo da área do cérebro afetada, a pessoa com deficiência física pode apresentar, também, dificuldades na aquisição da linguagem, na leitura, na escrita, na percepção espacial e no reconhecimento do próprio corpo.

FONTE: https://novaescola.org.br/

domingo, 8 de janeiro de 2017

HOMEM-ARANHA - CURIOSIDADES

 
 
      Criado por Stan Lee e Steve Ditko, o Homem-Aranha apareceu pela primeira vez na antologia Amazing Fantasy, em 1 962.
 
      O Homem-Aranha/Peter Parker nasceu no bairro nova-iorquino do Queens, o mesmo onde Stan Lee nasceu.
  
      Uma edição da The Amazing Spider-Man publicada no final dos anos 1 960 revelou que Richard e Mary Parker, os pais de Peter Parker, eram agentes do governo dos Estados Unidos, mais propriamente da S.H.I.E.L.D.
 
      Acredite se quiser, mas tia May quase se casou com Dr. Octopus. Se não fosse o Homem-Aranha, que impediu a consumação do casamento, o vilão teria se apossado de uma ilha com uma fábrica nuclear herdada pela tia do aracnídeo.
 
      A emissora norte-americana CBS lançou em 1 977 um seriado do Homem-Aranha, exibido em 13 episódios. Com o ator Nicholas Hammond no papel do personagem, a série foi apresentada em diversos países, inclusive no Brasil, onde chegou a ser exibida pela Rede Globo.
 
      Entre os atores que interpretaram o aracnídeo estão Tobey Maguire e Andrew Garfield. Já entre aqueles que “quase” fizeram o papel, vale lembra de Taylor Lautner, Charlie Sheen e Leonardo DiCaprio.
 
Fontes: Wikipédia, MegaCurioso, Omelete.