terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

CARNAVAL, CARNAVAL... EU FICO TRISTE QUANDO CHEGA O CARNAVAL





      Não se sabe exatamente quando o carnaval surgiu, os historiadores se dividem quanto ao local de origem da festa: dos cultos agrários na pré-história às celebrações a Dionísio, o deus do vinho, na Grécia antiga, passando pelo Egito dos faraós. Mas é provável que uma festa mais próxima ao nosso Carnaval tenha surgido no Império Romano no período antes de Cristo, com as saturnálias, celebrações em homenagem ao deus Saturno.

      Nas saturnálias, no Império Romano, era comum que nobres, populares e escravos se misturassem nas ruas, com música, dança e grande fartura de comida e bebida. Foi nessa época que surgiu a tradição do rei momo, que era um escravo elevado a comandante da festa, e também começou o uso de fantasias e máscaras, tradição importada da Grécia.

      Com a ascensão do cristianismo, as celebrações pagãs ficaram ameaçadas. Mas para não desagradar completamente os novos fiéis, a Igreja Católica decidiu, no ano 325, “delimitar” as festas populares para até 40 dias antes da Páscoa - período de jejum e orações que passou a ser conhecido como Quaresma. Com isso, as festividades ganharam o nome de “Carnevale” - “adeus à carne”, em latim.

FONTE: http://kid-bentinho.blogspot.com.br/

domingo, 26 de fevereiro de 2017

A ORIGEM DAS PALAVRAS: EDUCAR



      Do latim educare, educere, que significa literalmente “conduzir para fora” ou “direcionar para fora”.
      O termo latino educare é composto pela união do prefixo ex, que significa “fora”, e ducere, que quer dizer “conduzir” ou “levar”.
      O significado do termo (direcionar para fora) era empregado no sentido de preparar as pessoas para o mundo e viver em sociedade, ou seja, conduzi-las para fora” de si mesmas, mostrando as diferenças que existem no mundo.
      É interessante observar que o termo 'educação' em português possui uma conotação não encontrada na palavra education do inglês.
      Enquanto que em português a palavra pode ser associada ao sentido de boas maneiras, principalmente no adjetivo “educado”, em inglês educated refere-se unicamente ao grau de instrução formal.

4 ANOS DE CINEMA EM TIRAS






      No dia 26 de fevereiro de 2013 fiz postei o primeiro “cinema em tiras” no meu blog. O que à princípio seria uma singela homenagem ao cinema e que não passaria de cinco postagens, acabou virando um dos meus posts favoritos. Sim, dá um trabalhão ver um filme, ir parando cena por cena, selecionar as imagens e depois, inserir as falas dos personagens, mas o processo é extremamente prazeroso. Foi com o “cinema em tiras” que revi grandes filmes – sobretudo filmes da minha infância – e que pretendo ainda rever tantos outros.





      Tenho recebido mensagens de visitantes do blog sugerindo títulos para o “cinema em tiras” e outros perguntando quais os critérios que eu utilizo para escolher os filmes. Na verdade, não sei se existe algum critério que não o meu gosto pessoal. Todavia, filmes mais antigos e que são clássicos do cinema têm sim mais chances de serem “retalhados” e de pararem no blog, o que não quer dizer que filmes recentes não tenham também esta possibilidade.




      Agora, quatro anos depois do primeiro “cinema em tiras”, resolvi fazer um retrospecto das obras que revi nesta jornada cinematográfica.


1)      O ILUMINADO  26 de fevereiro de 2013


2)      PSICOSE 1 de abril de 2013


3)      O MÁGICO DE OZ 1 de maio de 2013


4)      ROMEU E JULIETA 14 de setembro de 2013


5)      TOMATES VERDES FRITOS 23 de outubro de 2013


6)      O EXORCISTA 19 de novembro de 2013


7)      OS DEZ MANDAMENTOS 20 de dezembro de 2013


8)      FÚRIA DE TITÃS 10 de março de 2014


9)      O FEITIÇO DE ÁQUILA 12 de abril de 2014


10)   CINEMA PARADISO 19 de maio de 2014


11)   SUPERMAN 19 de junho de 2014


12)   E O VENTO LEVOU 11 de setembro de 2014


13)   POLTERGEIST 17 de outubro de 2014


14)   BEN-HUR - 22 de novembro de 2014


15)   A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE


16)   TITANIC 15 de março de 2015


17)   COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE 15 de abril de 2015


18)   EXCALIBUR 22 de maio de 2015


19)   LOUCA OBSESSÃO 22 de junho de 2015


20)   DRÁCULA 22 de setembro de 2015


21)   DE VOLTA PARA O FUTURO 21 de outubro de 2015


22)   CEMITÉRIO MALDITO 22 de novembro de 2015


23)   GUERRA NAS ESTRELAS 22 de dezembro de 2015


24)   O NOME DA ROSA 22 de outubro de 2016


25)   SEXTA-FEIRA 13 22 de novembro de 2016


26)   TUBARÃO 24 de dezembro de 2016

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

"O PEQUENO PRÍNCIPE" GANHA VERSÃO ACESSÍVEL


      O Pequeno Príncipe é o primeiro dos 25 livros que serão disponibilizados online pelo Projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas.


      Clássico do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, o livro O Pequeno Príncipe está ganhando uma versão audiovisual totalmente acessível elaborado pelo Projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas – projeto do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) que é executado pela OSCIP Mais Diferenças.


       A obra, que está em fase de finalização, fará parte do acervo acessível que o Projeto irá disponibilizar para as dez bibliotecas participantes, entre elas a Biblioteca Pública do Estado da Bahia – unidade da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (FPC/SecultBa).

 
      O Pequeno Príncipe, juntamente com o livro Relíquias da Casa da Velha, de Machado de Assis, foi escolhido através de uma votação de livros de domínio público realizada entre as bibliotecas do Projeto, para receber os recursos de acessibilidade. Além dessas duas obras, outros oito livros que não são de domínio público serão selecionados pelo projeto para ganharem a versão audiovisual acessível e serem disponibilizados para as bibliotecas até janeiro de 2016. As obras contarão com narração com audiodescrição das ilustrações, tradução para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), legenda, Daisy (Digital Accessible Information System), texto em letra ampliada e versão para leitura fácil. Futuramente, as obras serão disponibilizadas na internet para as bibliotecas de todo o país.



FONTE: Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

ERROS ORTOGRÁFICOS MAIS COMUNS NO MUNDO DO TRABALHO




“Exceção” / “Excessão”


Erro: Para toda regra, há uma excessão.

Forma correta: Para toda regra, há uma exceção.

Explicação: O correto é exceção. Cuidado para não confundir com excesso.




“10 a 20 de março” / “10 à 20 de março”



Erro: O curso será de 10 à 20 de março.

Forma correta: O curso será de 10 a 20 de março.

Explicação: Observe que não há artigo combinado com a preposição de; portanto, também não haverá artigo no passo seguinte, estando correto “de tal dia a tal dia”, sem crase.


Crase na indicação de páginas


Erro: Os advogados fizeram a leitura da página 5 a 15 do acordo trabalhista.

Forma correta: Os advogados fizeram a leitura da página 5 à 15 do acordo trabalhista.

Explicação: A palavra “página” está implícita após o “à”, o que justifica o acento grave, que indica que há crase (fusão de “a” preposição + “a” artigo feminino.


“1,5 milhão” / “1,5 milhões”


Erro: Em 2016, foram gastos no país 1,5 milhões de cartuchos de impressora.

Forma correta: Em 2016, foram gastos no país 1,5 milhão de cartuchos de impressora.

Explicação: A unidade “milhão” só é flexionada para o plural a partir do segundo milhão, ou seja, 2 milhões. Portanto, deve-se observar o número que antecede a vírgula e lembrar que numerais como “milhão”, “bilhão” e “trilhão” devem concordar com esse número.



“A todos” / “À todos”


Erro: Bom dia à todos.

Forma correta: Bom dia a todos.

Explicação: Não há crase antes de pronomes indefinidos (muitos, poucos, nenhuma, todos, pouca, alguma).


FONTE: http://exame.abril.com.br/carreira/

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

DESAPARECIDO: O HOMEM DE NEANDERTAL



      Se você já estudou a evolução humana, deve ter ouvido falar sobre os famosos Neandertais, que chegaram a ser chamados de “primos” do homem contemporâneo. Esta espécie era inteligente o suficiente para trabalhar com ferramentas, viver em sociedade e até mesmo caçar animais muito maiores do que ela.

      Contudo, os cientistas ainda não têm certeza de como eles desapareceram. Alguns acreditam que uma erupção vulcânica gigantesca combinada com uma época de frio extremo acabou com os Neandertais, que não eram muito capazes de se adaptar a diferenças climáticas bruscas com a rapidez necessária.

      Enquanto isso, outros pesquisadores alegam que o Homo erectus é o real responsável pela extinção dos Neandertais. Há diversas teorias, como o genocídio de uma espécie inteira, a disseminação de doenças estranhas e até mesmo o acasalamento entre os dois animais, fazendo com que os Neandertais sejam parte do seu DNA.

FONTE: MEGACURIOSO

domingo, 19 de fevereiro de 2017

JAPÃO CRIA SISTEMA PARA DESLOCAMENTO DE PESSOAS IDOSAS




      Wajima, no oeste do país, acabou de lançar um novo serviço automático e gratuito de carrinhos de golfe para facilitar o deslocamento de moradores mais velhos.
 
      O objetivo também é reduzir o crescente número de acidentes de trânsito, muitos causados por motoristas de idade avançada.
 
      Com a medida, autoridades locais pretendem aumentar a segurança e também atrair turistas à cidade, uma pequena vila costeira.
 
      Nos carros de golfe, controlados por um imã e um sensor integrado, os idosos podem se deslocar até três quilômetros a uma velocidade entre 6 e 12 km/h sobre uma faixa eletromagnética escondida sob a pista.
 
      Os veículos têm motorista e possuem cortinas para proteger os passageiros da chuva e do vento, conforme informou o jornal japonês Asahi Shimbun .
 
      Mas há um porém: o serviço opera apenas por quatro horas duante o dia e não está disponível à noite.
 
FONTE: CASA ADAPTADA

A ORIGEM DAS PALAVRAS: AMOR




      Do latim, amare, amor.
 
      Na língua portuguesa, a palavra amor permaneceu com a mesma grafia do latim: amor.
 
      Originalmente, o termo latino amor era utilizado para designar o sentimento de “gostar de algo ou alguém”, sentir afeição, desejo ou preocupação.
 
      Alguns autores afirmam que a possível origem para a palavra latina amor é uma base Indo-Europeia (AM), que ajuda a formar várias palavras do latim, normalmente palavras ligadas a crianças ou ao cuidado com crianças.
 
      É o caso da palavra amita​, que quer dizer "tia" e da palavra mater, que quer dizer "mãe".
 
      Outros estudiosos referem que a na raiz do verbo que designa amor em latim está impressa a ideia de plantar, semear. A união íntima entre um homem uma mulher simbolizaria isso, por exemplo.
 
      Atualmente, a palavra “amor” possui diversas acepções, desde a ideia de adoração e devoção, até a atração baseada na atração sexual. A expressão “fazer amor”, por exemplo, pode ser considerada como um eufemismo para o sexo.
 

A MÚSICA OCULTA NA ÚLTIMA CEIA




      Leonardo Da Vinci não era apenas talentoso na pintura, mas também em outros campos criativos, como a música e a literatura. Aparentemente, em um caso, ele usou seus talentos para colocar uma obra oculta muito interessante em uma de suas pinturas mais conhecidas.      A Última Ceia esconde algo interessante: uma partitura musical. Em cima da mesa na pintura, o pão e as mãos de Cristo e dos apóstolos são colocados de tal forma que criam uma composição musical. Quando lida da direita para a esquerda, da mesma maneira como Da Vinci a escreveu, surge uma notação coerente, que cria uma harmonia sobre a Paixão de Jesus.

FONTE:http://kid- bentinho.blogspot.com.br/



quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

FOTOS HISTÓRICAS





      Clicada em 1925, a foto mostra integrantes da ku Klux Klan se divertindo em uma roda gigante de um parque de diversões no Colorado.







      O registro mostra arqueiras competindo durante os Jogos Olímpicos de Londres de 1908 — e, considerando a “plateia” presente no evento, podemos deduzir que, injustamente, as atletas não eram levadas muito a sério.
 
 
 



 
      Criada pelo Serviço Secreto dos EUA em 1944, a imagem mostra Adolf Hitler e como ele poderia mudar a sua aparência (na foto da direita) em caso de fuga.
 
 
 



 
      Mesa de Albert Einstein fotografada um dia após a sua morte.
 
 
 



 
      Clicada no dia 9 de maio de 1945, a imagem mostra o fim da Segunda Guerra Mundial sendo celebrado em Moscou.
 
 
 



 
      A fotografia acima mostra Stalin em um momento descontraído registrado por seu guarda-costas — ou por sua filha, dependendo da fonte que você conferir!
 
 
 



 
      Clicada em 1956, a imagem prova que nem só de guerras e revoluções viviam Fidel Castro e Che Guevara.
 

FONTE: MEGACURIOSO