sexta-feira, 31 de março de 2017

ARTISTA TRANSFORMA PAISAGENS COM PAPÉIS RECORTADOS




      Divirta-se com essas fotografias inesperadas criadas por Rich McCor. Utilizando apenas um recorte de papel e muita imaginação, McCor cria as mais divertidas e engraçadas imagens.










FONTE: CAFÉ SEM PÓ

quinta-feira, 30 de março de 2017

CINEMA EM TIRAS - CONAN, O BÁRBARO - FINAL





CONAN NA LITERATURA

      A exemplo de personagens famosos como Tarzan de Edgar Rice Burroughs e Drácula de Bram Stoker, Conan também é oriundo da literatura, popularizou-se nos quadrinhos e foi consagrado no cinema. Sua estréia na literatura deu-se em dezembro de 1932, na revista “pulp” Weird Tales.
      Um dos escritores da publicação era um jovem promissor chamado Robert Ervin Howard, que já havia escrito contos de heróis fantásticos como o Rei Kull, Bran Mak Morn e Salomão Kane. No entanto, ele atingiu o auge em sua carreira quando escreveu “The Phoenix on the Sword” (A fênix na espada). Com esse conto, houve a estréia do que viria a ser sua mais famoso personagem: Conan da Ciméria.   
      Apesar de Howard ter criado Conan, já como rei da Aquilônia, ele passou a explorar as diversas fases da vida do Bárbaro, os tempos de ladrão, de mercenário e de pirata, bem como suas lutas para manter o reinado.
      Após a morte prematura de Howard, escritores como L. Sprague de Camp e Lin Carter, fãs de suas histórias, deram continuidade à saga, com novas aventuras ou concluindo várias tramas inacabadas deixadas pelo autor.

quarta-feira, 29 de março de 2017

A IDADE DA ESFINGE






      Embora a grande maioria dos egiptólogos acredite que a Grande Esfinge de Gizé tenha uma idade de aproximadamente 4.500 anos, esse número, na verdade, não passa de uma estimativa, algo que foi teoricamente calculado, mas do qual ninguém tem certeza absoluta. E, segundo alguns pesquisadores, não existe uma única inscrição sequer, seja na própria estrutura, em papiros ou pedra que associem o monumento a esse período de tempo.

      Aliás, há quem acredite que a esfinge foi construída muito antes, com algumas teorias de que ela teria sido erguida em 10.500 a.C., ou seja, antes mesmo do surgimento da civilização egípcia. Essa teoria está baseada na linha vertical de desgaste que pode ser observada na base do monumento, que só poderia ter sido provocada pela exposição a fortes chuvas. No entanto, como todos sabem, a esfinge se encontra no deserto...

      O mais interessante é que essa região foi atingida por períodos de fortes chuvas no passado — coincidindo com a datação de 10.500 a.C. —, o que poderia significar que a esfinge pode ter mais do que o dobro do que a idade calculada. E isso gera mais perguntas e especulações: quem teria, então, construído o monumento, e para qual finalidade?

FONTE: MEGACURIOSO

terça-feira, 28 de março de 2017

CINEMA EM TIRAS - CONAN, O BÁRBARO - PARTE 3





CURIOSIDADES SOBRE CONAN



He-Man, o "filho" de Conan

A empresa Mattel, responsável pela produção de brinquedos em torno de Conan, desistiu de fabricá-los porque os executivos acharam que o filme continha muita violência e apelo sexual. Mais tarde, a companhia acabou criando um personagem próprio baseado em Conan, He-Man, além de uma série de desenhos animados baseado no personagem.


Homem de poucas palavras

Apesar de Conan e Valeria serem vistos juntos durante grande parte do filme, ele fala com ela apenas cinco palavras durante a história, e este "diálogo" ocorre logo nos 30 primeiros segundos em que se encontram pela primeira vez.

Referência

O visual de Thulsa Doom e seus guerreiros foi inspirado nos guerreiros presentes em Alexandre Nevsky (1938).

Fórmula do sangue

O sangue usado no filme é na verdade um concentrado no qual era misturado água e vodca antes de ser usado.


Fazendo o "trabalho sujo"

Os atores Arnold Schwarzenegger e Sandahl Bergman tiveram que realizar todas as suas cenas em Conan, o Bárbaro, já que os produtores não conseguiram encontrar dublês de corpo para ambos.

Outras durações

Existem também outras duas versões do filme, com algumas cenas editadas, que possuem 115 e 123 minutos.











continua...

segunda-feira, 27 de março de 2017

A PESSOA POR TRÁS DA MARCA



Gina

      São necessárias duas perguntas. A primeira é: quem é a moça? O nome dela é Zofia Burk. Polonesa que vive em São Paulo desde os 5 anos de idade, topou um trabalho como modelo e virou o rosto da marca de palitos de dente. Em entrevista à Veja São Paulo afirmou que não sabia que viraria logotipo, e que até pensou em processar a fábrica que usa seu rosto.

      É por isso que aparece a segunda questão: Quem é a tal da Gina? No caso, esse era o apelido de Rosa Del Nero Rela, mãe dos fundadores da empresa.

FONTE: SUPERINTERESSANTE

domingo, 26 de março de 2017

CINEMA EM TIRAS - CONAN, O BÁRBARO - PARTE 2








     
      As filmagens ocorreram na Espanha durante um período de cinco meses, em regiões perto de Madrid e Almería. Os cenários, criados por Ron Cobb, foram inspirados em culturas da Idade Média e nas pinturas de Frank Frazetta. Milius evitou efeitos óticos, preferindo realizar suas ideias com efeitos mecânicos e ilusões óticas. Schwarzenegger realizou a maioria de suas cenas de ação e duas espadas, custando cada uma US$ 10.000, foram forjadas para seu personagem. O processo de edição demorou um ano e várias cenas violentas foram cortadas.

      Conan the Barbarian arrecadou mais de US$ 60 milhões mundialmente. Acadêmicos e críticos encontraram temas fascistas e individualistas no filme, com o ângulo fascista aparecendo na maioria das críticas. Os críticos também reagiram de forma negativa a atuação de Schwarzenegger e a violência. Apesar disso, Conan the Barbarian se tornou popular entre os homens jovens, com o filme levando Schwarzenegger ao estrelato mundial. Ele gerou uma sequência, Conan the Destroyer em 1983, e um remake em 2011.
FONTE: WIKIPÉDIA












continua...

sábado, 25 de março de 2017

PARQUE DE DIVERSÕES NO TEXAS PROMOVE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE



      Não importa a sua limitação o que importa é a diversão. Um dos estados mais populosos dos Estados Unidos, o Texas abriga o primeiro e único parque de diversões temático do mundo adaptado para pessoas com necessidades especiais. Novas descobertas e muita diversão são oferecidas para todas as pessoas. Visitantes com necessidades especiais tem entrada gratuita.

      Tocar, cheirar, olhar e aproveitar diferentes sensações com a água. A grande novidade do parque fica por conta da atração WaterWorks, reinaugurada em setembro, oferece estimulação sensorial, incluindo brinquedos que usam mais cores brilhantes, além de texturas e elementos interativos com a água.




      O espaço também conta com uma pista de caminhada ao redor de um lago, com rampas que facilitam o acesso para todos os públicos e permitem uma bela vista panorâmica de todo o parque e suas atrações. Excelente opção para passear em um ambiente familiar e agradável.

      The Sensory Village é uma vila sensorial que estimula a imaginação, com jogos que aguçam a criatividade, vídeos interativos, cavalos que imitam animais reais. Tem até um espaço onde e possível projetar um carro personalizado e testá-lo. As crianças podem fazer compras em um supermercado. Além disso, os visitantes também podem se tranformar em jornalistas, fazer a previsão do tempo e aparecer na TV.

      Gosta de piratas? Existe uma atração para você mergulhar no mundo dos navios de piratas. Tem uma ponte e um playground totalmente colorido e com superfície emborrachada para conforto e segurança.



      Um passeio de bug  e de trenzinho também estão disponíveis no complexo, podendo apreciar o cenário mágico de outras atrações. No carrossel, espaços reservados para cadeiras de rodas garantem a fantasia de todos os visitantes. Balanças, brincadeiras na areia e muito mais, ao todo são 25 atrações totalmente inclusivas.

COMO SURGIU

      Tanto o parque de diversões quanto o aquático foram idealizados por Gordon Hartman, CEO da fundação The Gordon Hartman Family Foundation e sua esposa, pensando na filha de 22 anos, Morgan, que lida com desafios cognitivos e físicos.

GORDON  HARTMAN


      O ponto de inflexão ocorreu em 2005, quando Gordon observou Morgan querendo brincar com outras crianças em férias em uma piscina do hotel, mas as crianças estavam desconfiadas de Morgan e não queriam interagir com ela.

      Então, Gordon resolveu criar oportunidades e lugares onde aqueles com e sem deficiências pudessem se unir não só por diversão, mas também para uma melhor compreensão uns dos outros. Isso levou à construção de Morgan’s Wonderland em uma pedreira abandonada no nordeste de San Antonio, Texas. A borboleta é o símbolo deste parque temático original; Subindo para um sucesso após o outro.





sexta-feira, 24 de março de 2017

CINEMA EM TIRAS - CONAN, O BÁRBARO - PARTE 1





      Conan the Barbarian (no Brasil, Conan, o Bárbaro; em Portugal, Conan e os Bárbaros) é um filme americano de 1982, baseado nas histórias de Robert E. Howard sobre as aventuras do personagem homônimo em um mundo pré-histórico com magia negra e selvageria. A adaptação foi dirigida por John Milius, co-escrita por Milius e Oliver Stone, e produzida por Buzz Feitshans e Raffaela De Laurentiis.
       Estrelado por Arnold Schwarzenegger e James Earl Jones, Conan the Barbarian conta a história de um jovem bárbaro que procura vingança pela morte de seus pais. O alvo de sua ira é Thulsa Doom, o líder de um culto.
      Ideias para um flme sobre Conan foram propostas no início da década de 1970. Um esforço conjunto por Edward R. Pressman e Edward Summer para produzir o filme começou em 1975. Demorou dois anos para os dois conseguirem os direitos de adaptação, depois disso eles chamaram Schwarzenegger para o papel principal e Stone para escrever um rascunho do roteiro. Pressman não tinha dinheiro para seu empreendimento, e em 1979, depois de suas propostas para investimentos serem rejeitadas pelos grandes estúdios, ele vendeu os direitos para Dino De Laurentiis, pai de Raffaela. Milius foi contratado para dirigir e reescreveu o roteiro de Stone.












CONTINUA...


FONTE: WIKIPÉDIA

MEMES DE 2016




O Oscar  contou com os comentários da atriz Gloria Pires. Até aí tudo bem, mas um momento de lapso da artista acabou abrindo o mês de fevereiro com mais um meme.



"Zika Fashion"



O japonês prendendo o japonês
 





Glória Maria em uma reportagem na Jamaica.









quarta-feira, 22 de março de 2017

MANIAS BIZARRAS DE ESCRITORES



Carlos Drummond de Andrade imitava com perfeição a assinatura dos outros. Para poupar-se de mais trabalho, falsificava a assinatura do chefe da repartição pública em que trabalhava. Ele tinha mania de picotar papel e tecido. “Se não fizer isso, saio matando gente pela rua”, dizia.


Autor do clássico O Cortiço, o escritor maranhense Aluísio Azevedo tinha o hábito de desenhar e pintar os personagens de seus livros sobre papelão.


A Comédia humana, de Honoré de Balzac, possui tantos personagens que o autor precisou fazer uma árvore genealógica. Desenhada nas paredes, ela ocupou três aposentos da casa. Aliás, o autor francês era um verdadeiro viciado em café. Chegava a consumir 50 xícaras por dia, e caso não houvesse café quente por perto, ele mastigava os próprios grãos.


O brasileiro Monteiro Lobato gostava de tomar café com farinha de milho, rapadura e – o que ele considerava uma verdadeira iguaria – içá torrado (mais propriamente o traseiro da popular tanajura). Outra mania do criador dos personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo era consertar quase tudo o que via pela frente.

FONTE: WIKIPÉDIA

terça-feira, 21 de março de 2017

segunda-feira, 20 de março de 2017

A PESSOA POR TRÁS DA MARCA





      Alô, criançada, o Ronald chegou. O palhaço do fast food não foi inspirado em uma pessoa, mas em outro personagem, ele mesmo, o palhaço que agitou o Brasil nos anos 1980: Bozo.

      Williard Scott fazia o papel do Bozo na televisão americana. O personagem, como se pode imaginar, era megapopular. Foi quando a loja de hambúrgueres entrou em contato com ele e pediu que criasse um palhaço que curtisse comer uns lanches.

      O resultado foi absolutamente assustador. A primeira versão do personagem tinha uma caixa quadrada como chapéu e um copo de refrigerante no lugar do nariz. A voz também não era infantilizada.

      Ao longo dos anos a coisa toda foi tomando a forma que conhecemos hoje – com pelo menos 9 atores encarnando o personagem nos últimos 54 anos.

FONTE: SUPERINTERESSANTE

domingo, 19 de março de 2017

MITOS SOBRE A IDADE MÉDIA QUE AINDA ACREDITAMOS





A Idade Média foi uma época de grande violência


      É claro que existiu violência na Idade Média assim como em qualquer época da história, mas nada igual à nossa moderna civilização. Na Idade Média, a maioria das pessoas vivia suas vidas sem sofrer violência. A Inquisição não foi a violenta sede de sangue como muitos filmes e livros tem afirmado, sendo que a maioria dos historiadores modernos admitem isso sem problemas. Os nossos dias tem visto genocídios, assassinatos em massa e  em série - algo praticamente inexistente antes da “iluminação”. Na verdade, há  apenas dois assassinos em série “dignos de nota” da Idade Média: Isabel Bathory e Gilles de Rais.

      Para aqueles que contestam o fato de que a Inquisição resultou em muito poucas mortes, a Wikipédia tem as estatísticas  que mostram que houve no máximo 826 execuções registadas durante um período de 160 anos - a partir de 45.000 julgamentos!


As mulheres eram oprimidas na Idade Média
      Em 1960 e 1970, a ideia de que as mulheres eram oprimidas na Idade Média floresceu. Na verdade, tudo o que precisamos fazer é pensar em algumas mulheres significativas do período para ver que isso não é a verdade absoluta:  Joana d'Arc era uma jovem a quem foi dado o controle total do exército francês. Sua queda foi política e teria ocorrido mesmo que ela fosse homem. Hildegarda de Bingen foi uma polímata da Idade Média, tida em tão alta estima que  reis e papas  buscavam seus conselhos. A música e os escritos dela são apreciados até hoje. Isabel I governava como uma rainha poderosa  e muitas outras nações tiveram  líderes mulheres.

      A maior diferença entre o conceito de feminismo na Idade Média e o que temos agora, é que na Idade Média, acreditava-se que as mulheres eram “iguais em dignidade, diferentes em capacidade”, agora o conceito foi modificado para “iguais em dignidade e capacidade”.



FONTE: http://kid-bentinho.blogspot.com.br/

sexta-feira, 17 de março de 2017

O QUE VEM POR AÍ...





Mais um clássico da Sessão da Tarde... em breve, no Centauro Alado.

QUEM DESCOBRIU A AMÉRICA?




      Bem, todo mundo aprendeu nas aulas de História que foi Cristóvão Colombo quem descobriu a América. No entanto, o que o genovês fez — basicamente — foi iniciar o ciclo de invasões europeias ao nosso continente. Quando a América foi “descoberta”, já existiam outros povos vivendo por aqui há muito tempo, estabelecidos, provavelmente, por exploradores de outras civilizações que se aventuraram pelos mares muito antes do que os europeus.

      Tanto que já foram encontradas aqui no nosso continente moedas gregas e romanas, assim como restos de cerâmica e antigos artefatos hebraicos e asiáticos. Isso nos leva a concluir que, na verdade, nosso conhecimento sobre as antigas civilizações e suas longas viagens pelo mundo é extremamente limitado, e que não sabemos quem, afinal, “descobriu” a América.


FONTE: MEGACURIOSO

quinta-feira, 16 de março de 2017

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PODEM ESTAR ENFRENTANDO A EXTINÇÃO



      Recentemente, um vídeo compartilhado nas redes sociais, foi visto, compartilhado, e recebeu muitos comentários sobre seu conteúdo, mas na verdade, ele ainda merece muito mais atenção e louvor. Lord Shinkwin, membro conservador da Câmara dos Lordes, falou ousadamente no plenário do Parlamento em defesa de crianças não nascidas, cujas vidas são ameaçadas pelo aborto só porque foram diagnosticadas com alguma deficiência.

      “Pessoas com deficiências congênitas estão enfrentando a extinção. Se fôssemos animais, talvez pudéssemos nos qualificar para proteção como espécies ameaçadas de extinção. Mas somos apenas seres humanos com deficiência, por isso não nos qualificamos “.
 
      As palavras de Lord Shinkwin foram ainda mais emocionantes, já que ele mesmo possui uma deficiência. Sua Senhoria tem uma condição congênita chamada osteogênese imperfeita, também conhecida como “Ossos de vidro”. Apesar de sua condição, que alguns podem ver como um revés, Lord Shinkwin teve uma longa carreira de serviço público e trabalho de caridade.
 
        
      Na Grã-Bretanha, como nos Estados Unidos, a discriminação com base na deficiência é geralmente ilegal. No entanto, essas proteções não são estendidas à crianças antes do nascimento.
 
      Independentemente da natureza da deficiência da criança, muitas delas com deficiência, tem sido privadas do direito de nascer.
 
      O Scotsman relata , “entre 2005 e 2015 houve um aumento de 68 por cento no aborto com base na deficiência no Reino Unido e de 1995 a 2005, um aumento de 143 por cento em abortos para a Síndrome de Down.”
 
      Em observações feitas em outubro, Lord Shinkwin afirmou que, de acordo com estatísticas oficiais do Departamento de Saúde do Reino Unido, 11 crianças foram abortadas em 2015 devido a um “lábio palatino” – uma condição que pode ser facilmente corrigida com cirurgia menor.
 

      No mundo moderno, muitas pessoas não pensam seriamente na ideia da eugenia. Para a maioria de nós, é um conceito dos livros de história ou fora da ficção científica. No entanto, como uma sociedade, devemos considerar como a mentalidade eugênica tem influenciado como vemos, deficiência e indivíduos com deficiência.
 
      Pelo menos, parece que a mentalidade eugênica nos deixou com um medo profundo de deficiência, e a ideia equivocada de que nenhuma vida é preferível a uma vida com uma deficiência.
 
      O fato de que a vida de uma criança com fenda palatina ou síndrome de Down ainda pode ser encerrado devido à sua condição é quase incompreensível.
 
      “Ninguém pode julgar o valor da vida de outro ser humano. Ninguém pode determinar o potencial de outro. Para quem pode dizer que um dia um menino com Osteogênese Imperfeita, ou Síndrome de Down não vai bravamente levantar-se no Parlamento (ou Congresso) e falar em nome daqueles que não podem falar por si mesmos?”
 
      No Brasil infelizmente, a luta pelo direito ao aborto de bebês com deficiência, anda comprometida.
 
      No início de 2016, valendo-se da propagação de uma suposta epidemia causada pelo Zica Virus, um grupo de advogados, acadêmicos e ativistas que articulou a discussão sobre aborto de fetos anencéfalos no Supremo Tribunal Federal, acatada em 2012, preparou uma ação para pedir à Suprema Corte o direito ao aborto em gestações de bebês com microcefalia.

      Agora, um ano depois, o STF está prestes a  liberação do aborto para mulheres infectadas pelo zika vírus.
 
      Para Rodrigo Janot, a decisão tomada em 2012 pelo Supremo que autorizou aborto em caso de fetos anencéfalos também deve valer quando houver diagnóstico de infecção do zika, por motivo de “proteção da saúde” da mulher.

FONTE: CASA ADAPTADA

terça-feira, 14 de março de 2017

MATTHEW HOPINS, O CAÇADOR DE BRUXAS

     

      Matthew Hopkins nasceu no condado de Suffolk, em ano desconhecido. O mais provável é que tenha nascido em 1620. Seu pai, James Hopkins, era um clérigo puritano. Matthew Hopkins trabalhava como advogado em Manningtree, uma vila próxima a Colchester, onde começou sua carreira de caçador de bruxas, depois de boatos que ouviu sobre mulheres que conversavam com o Diabo.
      Matthew se dizia enviado do parlamento inglês em suas caçadas. Para conseguir a confissão de suas vítimas, Matthew e seu sócio John Stearne usavam métodos que convenciam o povo da época. A ausência de dor e sangue, conhecida como Marca do Diabo, era uma prova que Matthew usava em suas descobertas e, aproveitando deste fato, Matthew e John conseguiam, de alguma forma, espetar agulhas em mulheres sem que elas sentissem dor ou sangrassem. O uso de agulhas retráteis é uma hipótese bastante aceita, que já fora utilizada em antigas caçadas a bruxas e também citada no livro Cautio Criminalis.
      Calcula-se que Matthew tenha sido o responsável pela morte de aproximadamente 200 mulheres. Matthew Hopkins exigia que seus serviços fossem pagos pelas comunidades onde as descobertas de bruxas ocorriam. Durante este período, Matthew Hopkins foi acusado de fazer parte de uma seita satânica. Seu livro A Descoberta das Bruxas (The Discovery of Witches) foi escrito como uma reação a isto. O livro foi publicado em 1647. Neste ano Matthew também viria a falecer em sua casa, de causas desconhecidas.
FONTE: WIKIPÉDIA

E O MOMENTO DA SEMANA FOI...




      Robert Kelly, de 44 anos, tentava explicar o impacto que o impeachment da presidente Park Geun-hye, da Coreia do Sul, teria na política do país. Ele nasceu nos Estados Unidos, mas se mudou para a Coreia para lecionar aulas de Ciências Políticas por lá, por isso seria uma excelente fonte para a emissora. A entrevista acontecia na sua casa via Skype, por isso as crianças acabaram interrompendo.

Além delas, a esposa de Robert também aparece esbaforida tentando retirar os filhos do recinto para a transmissão continuar sem problemas, mas já era tarde demais... A mulher, chamada Jung-a Kim, arrasta as crianças para fora do escritório, enquanto o marido tenta ignorar toda a confusão que está acontecendo atrás dele.



      Um porta-voz da BBC admirou a seriedade de Robert Kelly mesmo diante da comédia pastelão que acontecia ao vivo. "Estamos muito gratos ao professor Kelly pelo seu profissionalismo. Isso só mostra que a transmissão ao vivo nem sempre é uma brincadeira de criança”, disse a empresa por comunicado, aproveitando o gancho para fazer um trocadilho infame.

FONTE: MEGACURIOSO

sábado, 11 de março de 2017

MITOS SOBRE A IDADE MÉDIA QUE AINDA ACREDITAMOS





A pena de morte era comum na Idade Média



      Diferente do que a maioria da pessoas acredita, a Idade Média deu à luz o sistema de júri e os julgamentos eram de fato justos. A pena de morte era aplicada somente  aos piores casos, como assassinato, traição e incêndio criminoso. Foi só no fim da Idade Média que governantes como Isabel I começaram a aplicar a pena de morte como um meio para livrarem-se de oponentes religiosos e políticos. Decapitações públicas não eram como as vemos nos filmes - elas eram reservadas aos condenados mais ricos e geralmente não eram realizadas em público. O método mais comum de execução era a  forca; a queima na fogueira era extremamente rara, sendo quase sempre realizada após o criminoso ter sido enforcado até a morte.




As Bíblias eram cadeadas para impedir  as pessoas de conhecê-la



      Durante a Idade Média  todos os livros eram escritos à mão. Esta era uma tarefa meticulosa que levava muitos meses - particularmente com um livro tão grande quanto a Bíblia. O trabalho de impressão de livros era exclusivo dos monges que viviam em mosteiros. Como você já deve ter concluído, esses livros eram incrivelmente valiosos. Portanto, cada igreja trancava sua Bíblia às sete chaves para  protegê-la da avidez dos ladrões.

      Não houve nenhuma conspiração para manter a Bíblia longe das pessoas – bem longe disso: os cadeados significavam que a Igreja queria garantir que as pessoas ouvissem a Bíblia todos os dias. E para mostrar que não era só a Igreja Católica que trancava as Bíblias por motivos de segurança, a mais famosa “Bíblia acorrentada” é a “Grande Bíblia” que Henrique VIII mandou imprimir e ordenou que fosse lida nas igrejas da Inglaterra.

FONTE: http://kid-bentinho.blogspot.com.br/