quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

AUTISMO - O QUE É?






   O AUTISMO é um distúrbio do desenvolvimento humano que vem sendo estudado há mais de sete décadas, descrito pela primeira vez em 1943 pelo Dr. Leo Kanner e posteriormente pelo médico Hans Asperger em 1944. Nessa patologia ocorre uma severa desordem da personalidade, que se manifesta na infância de forma precoce por um anormal desenvolvimento de linguagem, onde ocorrem perdas na interação social recíproca e na comunicação, apresentando comportamentos, interesses e atividades estereotipadas (FERNANDES, NEVES, SCARAFICCI, 2004; FERREIRA, MAIA, 1998; GADIA, TUCHMAN, ROTTA, 2004).

   Até a década de 60, o AUTISMO foi considerado um transtorno emocional, causado pela incapacidade de mães e pais de oferecer o afeto necessário durante a criação dos filhos, posteriormente isso se mostrou falso. Em seguida passa a ser considerado como um transtorno do desenvolvimento, referindo-se a uma disfunção neurológica, que se manifesta por alterações do comportamento e atraso nas aquisições do neurodesenvolvimento (FILHO, CUNHA, 2010; OLIVEIRA, 2009).

   Mais recentemente cunhou-se o termo Transtorno do Espectro Autista (TEA) para englobar o AUTISMO, a Síndrome de Asperger e o Transtorno Global do Desenvolvimento (KLIN, 2006).  De acordo com a nova versão do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), as manifestações comportamentais que definem o TEA incluem comprometimentos qualitativos no desen­volvimento sociocomunicativo, bem como a presença de comportamentos estereotipados e de um repertório restrito de interesses e atividades, sendo que os sintomas nessas áreas, quando tomados conjuntamente, devem limitar ou dificultar o funcionamento diário do indivíduo (ARLINGTON, 2013).

   Estudos recentes mostram que a estimativa de preva­lência do TEA é 20/10.000, com uma incidência quatro vezes maior em meninos do que em meninas (ELSABBAGH, et. al. 2012; FOMBONNE, 2009).

FONTE: https://interfisio.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário