terça-feira, 23 de janeiro de 2018

TEODORA DE BIZÂNCIO




      Nascida em Creta no século 6, Teodora emigrou para Constantinopla para fugir da miséria, onde começou a trabalhar em um prostíbulo ainda criança. Graças aos seus talentos e grande beleza, a jovem cobrava caro por seus serviços e, com apenas 19 anos de idade, já era dona de seu próprio bordel. No entanto, a beldade se converteu ao cristianismo, abandonando sua antiga profissão para se tornar uma fiandeira em um ateliê próximo ao palácio.
      Lá Teodora conheceu ao — então — príncipe Justiniano, que se apaixonou por ela. Os dois se casaram e, após o herdeiro se tornar Imperador, a jovem se transformou em Imperatriz. No entanto, ela não se esqueceu do passado, decretando uma série de leis em favor das mulheres e meretrizes, permitindo que elas pudessem se divorciar e possuir propriedades, além de impor a pena de morte aos acusados de violência sexual.
      Além disso, Teodora aboliu a escravidão sexual e abriu um convento no quais as ex-prostitutas podiam aprender novos ofícios para que pudessem sobreviver sem ter que exercer a antiga profissão.

FONTE: MEGACURIOSO

Nenhum comentário:

Postar um comentário